Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoLeYa implementa “Projeto Pedagógico Digital” para alunos do 1º ciclo ao ensino...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

LeYa implementa “Projeto Pedagógico Digital” para alunos do 1º ciclo ao ensino Secundário

Em sintonia com o projeto piloto do Ministério da Educação, o grupo editorial LeYa está a implementar o Projeto Pedagógico Digital, um serviço que permite que professores e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino Secundário explorem diversos manuais das editoras do grupo LeYa na Aula Digital, acedendo a todas as áreas desta plataforma de ensino.

A LeYa está a participar ativamente no projeto piloto promovido pelo Ministério da Educação com escolas públicas, com vista à desmaterialização de manuais escolares, através do trabalho desenvolvido com as escolas inscritas – que envolve já cerca de mil alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.

No âmbito deste piloto, a LeYa implementou o Projeto Pedagógico Digital, através do qual alunos e professores acedem aos manuais das editoras da LeYa das diferentes disciplinas, aos recursos e a outras áreas da Aula Digital (auladigital.leya.com), a plataforma de ensino da LeYa que somou, desde o início da pandemia, cerca de 1 milhão de utilizadores ativos. Através deste projeto, às turmas é concedido um acesso premium à plataforma, possibilitando um estudo mais completo e apoiado. Este projeto permite que professores e alunos acedam à plataforma web Aula Digital, sempre que estiverem online, e às Apps Aula Digital e Smart Aula Digital, que podem ser usadas mesmo quando o utilizador está offline.

Na Aula Digital o aluno encontra áreas como a Biblioteca, com todos os manuais digitais e respetivos recursos que o ajudam a perceber melhor a matéria, o Banco de Recursos, onde se pode pesquisar todos os recursos que existem na plataforma, sendo particularmente útil para a realização de trabalhos, a área Smart, com vídeos, áudios e quizzes que, de forma rápida, ajudam a estudar e a esclarecer dúvidas, a área Treinar para testes, e uma outra de Exame, com sínteses da matéria dada, testes diagnóstico e simulador de exames, que permite ao aluno uma boa preparação para os exames nacionais e, por fim, a área As Minhas Salas, onde os alunos comunicam diretamente com os seus professores, podendo esclarecer dúvidas e obter orientação no estudo. Através do uso da plataforma, os professores podem monitorizar o trabalho do aluno, permitindo diferenciar e ajustá-lo à medida das necessidades específicas de cada aluno. Para os alunos, os manuais ganham vida através de recursos que os ajudam a apreender melhor a matéria e acedem a áreas que os ajudam e orientam no seu estudo autónomo.

Formação e acesso (mesmo sem rede)

Nesta fase do Projeto Pedagógico Digital, as equipas da LeYa Educação deram formação aos Professores garantindo uma boa preparação para trabalhar neste modelo, estando assegurado o acompanhamento ao longo do ano letivo. Será também dada formação aos Encarregados de Educação, através das escolas e sempre que estas o considerarem relevante. Foram previamente criadas as contas dos alunos e disponibilizadas prontas a usar desde o primeiro dia de aulas. A possibilidade de ter os manuais digitais todos organizados e disponíveis, sem terem que ser fisicamente transportados todos os dias, é uma das grandes vantagens da desmaterialização agora testada. O
Projeto Pedagógico Digital é particularmente relevante no âmbito dos serviços oferecidos pela plataforma Aula Digital, uma vez que dá acesso a todas as áreas da plataforma e a todas as aplicações, permitindo trabalhar offline e garantindo que, mesmo onde o sinal de internet esteja fraco, o trabalho nunca fique comprometido.
Veja aqui o Guia do Aluno, para compreender todas funcionalidades disponíveis no âmbito deste projecto, através do qual a LeYa proporciona às escolas e aos alunos ferramentas de ensino das mais avançadas que existem em Portugal.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar