A obra de requalificação da margem esquerda do rio Sorraia, em Coruche, é inaugurada esta segunda-feira, pelas 17h00, numa cerimónia com a presença do presidente da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDR Alentejo, Roberto Grilo.
O projeto de Requalificação da Margem Esquerda do Rio Sorraia enquadra-se na proteção, promoção e desenvolvimento do património natural, constituindo os valores ambientais e paisagísticos um fator determinante na qualificação do lugar em causa. O projeto permitiu a criação e requalificação de infraestruturas de apoio, áreas de conservação de recursos naturais, trilhos e estruturas de observação, e consistiu na reorganização dos usos e ações que ocorrem até ao momento ao longo da margem, tais como pesca, corrida, ciclismo, BTT e observação de aves.
A intervenção incidiu ao nível da regularização de caminhos e percursos pré existentes e na criação de espaços de convívio e estada ao longo de cerca de 2 km da margem do Rio Sorraia, no troço compreendido entre a frente ribeirinha do Parque do Sorraia e o açude insuflável, tornando este espaço atrativo para quem vive e visita Coruche.
Esta operação apresentada ao Alentejo 2020, cujo custo total foi de 951.335, 99€, foi cofinanciado pelo FEDER em 597.950€.