fbpx

Cancro da mama – CUF Santarém disponibiliza avaliações gratuitas

Em Saúde

A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando entre dia 9 e 30 de outubro, em nove unidades CUF, entre as quais o Hospital CUF Santarém, avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas em cancro da mama.
São, essencialmente, dirigidas a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. Estas avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir. No caso de ser homem, as avaliações gratuitas também estão disponíveis desde que tenha suspeita de alguma alteração mamária significativa.

As taxas de sobrevivência ao cancro da mama são bastante elevadas, mas continua a registar-se uma elevada taxa de mortalidade quando diagnosticado tardiamente. Carlos Rodrigues, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Santarém, alerta que “o diagnóstico precoce, de tumores pequenos, iniciais, é crucial para garantir melhores taxas de cura”.

O especialista da CUF recomenda a todas as mulheres, em especial após os 35 anos de idade, “a realização mensal, após o final da menstruação, do seu auto-exame da mama, procurando sinais de alerta como nódulo, alteração da coloração da pele, inversão mamilar recente, retração cutânea ou saída de líquido pelo mamilo. Carlos Rodrigues recorda, ainda, que “o médico assistente deve fazer a palpação mamária das suas utentes anualmente e requisitar exames imagiológicos de rastreio periodicamente, habitualmente a mamografia e ecografia mamária. Todos os achados anômalos devem ser encaminhados com celeridade para uma Unidade de Senologia. Este esforço conjunto salva vidas!”.

Esta ação de diagnóstico precoce é gratuita, de inscrição obrigatória e limitadas às vagas disponíveis: os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e podem consultar todas as informações sobre a campanha, através do link: 

https://www.cuf.pt/eventos/acao-de-diagnostico-precoce-do-cancro-da-mama

Leave a Reply

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: