fbpx
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Fenómeno da violência doméstica é tema de Seminário

Em Sociedade

“Reflexões sobre o fenómeno da violência doméstica” é o mote do Seminário que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios vão levar a cabo no próximo dia 15 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação.
O dia vai ser pautado por um conjunto de momentos, entre os quais se destacam, a assinatura do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Como também, a apresentação do Projeto Maria da CIM do Médio Tejo e a abordagem a um conjunto de temas associados à temática da violência doméstica, que contarão com a presença de diversos oradores.
O Protocolo, a assinar entre a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a CIM do Médio Tejo e os treze municípios, tem por objeto a melhoria da resposta de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (VMVD), no território do Médio Tejo, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual (ENIND) e respetivo plano de ação para a prevenção e o combate à VMVD 2018 2021.
De referir que este Protocolo surge ainda em articulação com o plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens 2018 2021 e em articulação com o plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, id entidade e expressão de género e características sexuais 2018 2021.

Temas como “Os filhos da violência doméstica – as crianças como suas vítimas diretas” ou “Homicídio nas rediretas” ou “Homicídio nas relações de intimidade: uma realidade presente, mas pouco conhecida” são apenas alguns dos assuntos que vão estar em destaque neste neste dia dedicado às causas sociais.
Conscientes da importância que o debate do tema da violência doméstica tem na atualidade, a CIM do Médio Tejo e os treze municípios dão mais um passo evolutivo de modo a conscientizar todos para uma problemática cada vez mais premente.
Recorde–se que atualmente a CIM do Médio Tejo coordena o projeto Maria que visa que visa criar, através de várias ações e dinâmicas uma estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo.
O Projeto Maria é financiado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Por último, referir que as inscrições, que foram destinadas à comunidade em geral, já se encontram encerradas de modo a que sejam salvaguardadas as normas de proteção sanitária.

Leave a Reply

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: