Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeBE questiona ministra da Agricultura sobre a deposição de carcaças de gado...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

BE questiona ministra da Agricultura sobre a deposição de carcaças de gado junto a caminhos públicos no concelho de Santarém

Uma exploração agropecuária de bovinos da freguesia de São Vicente do Paul, no concelho de Santarém, registada com o nome de «Rogério Paulo Santo Vieira», tem alegadamente depositado carcaças de gado junto a caminhos públicos nas últimas semanas, afirma a deputada do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso, numa pergunta dirigida à ministra da Agricultura entregue esta semana na Assembleia da República.
O Bloco de Esquerda refere uma notícia do jornal Correio da Manhã, citando moradores da freguesia, que revela a existência de um surto de tuberculose na vacaria que tem provocado a morte de animais e que levou o proprietário a depositar carcaças fora do recinto para as separar dos animais saudáveis.
Os animais mortos têm permanecido junto à via pública durante vários dias, provocando maus cheiros e atraindo pragas, acarretando riscos para a saúde pública. Tanto o Serviço de Proteção do Ambiente e da Natureza da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) como a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) terão sido notificados e estarão a par da situação.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entende que as carcaças devem ser retiradas do local com urgência de modo a reduzir-se os riscos para a saúde pública e para a fauna local. “As entidades competentes devem atuar rapidamente, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei”, defende a deputada do BE.
Desta forma, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pergunta à Ministra da Agricultura, se tem conhecimento desta situação, que medidas tomou ou vai tomar, qual a proveniência das carcaças de bovinos, e quais são as consequências para os responsáveis pela deposição dos animais mortos junto aos caminhos públicos em São Vicente do Paul?

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar