fbpx

Município de Azambuja adere ao programa “Vacinação SNS Local” para maiores de 65 anos

Em Saúde

O Município de Azambuja aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” que permitirá à população do concelho com 65 ou mais anos vacinar-se gratuitamente numa farmácia aderente. A medida resulta numa parceria entre a autarquia, a Associação Dignitude e as Farmácias Portuguesas.

O protocolo estabelecido possibilita a todos os residentes no Concelho de Azambuja que tenham 65 ou mais anos de idade dirigirem-se a uma das farmácias participantes e receberem a vacina contra a gripe sazonal sem qualquer encargo. Não é necessária receita médica para o efeito, bastando apresentar o cartão de identificação para comprovar a residência neste concelho e o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Os objetivos desta medida visam alargar os locais de administração das vacinas, promovendo a proximidade na prestação deste cuidado de saúde preventiva, tornando-a mais acessível a uma faixa mais vulnerável da população como são as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Por outro lado, no atual contexto de pandemia, pretende-se contribuir para uma menor exposição dos idosos a ambientes de maior risco, bem como ajudar a agilizar o processo de vacinação complementando os serviços dos Centros de Saúde.

Pelo protocolo de adesão ao programa, a Instituição Particular de Solidariedade Social Dignitude suporta 10% e o Município de Azambuja assume a comparticipação de 90% das despesas do ato de aplicação da vacina, no valor de cerca de 4.500 euros para um total estimado de 2.000 beneficiários.

Participam neste programa a Farmácia Central e a Farmácia Dias da Silva na vila de Azambuja, a Farmácia Miranda e a Farmácia Nova em Aveiras de Cima, e também a Farmácia Ferreira Camilo em Manique do Intendente.

Leave a Reply

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: