Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoAbrantes, Cartaxo, Torres Novas e Santarém iluminam monumentos de azul para celebrar...

Abrantes, Cartaxo, Torres Novas e Santarém iluminam monumentos de azul para celebrar os 75 anos das Nações Unidas

A ponte sobre o Tejo em Abrantes, o monumento aos mortos da Grande Guerra e o edifício dos paços do Concelho do Cartaxo, o castelo e o monumento aos combatentes em Torres Novas e o concento de S. Francisco em Santarém estão entre as centenas de edifícios e monumentos em toda a Europa que serão iluminados a azul este sábado, 24 de outubro, para assinalar o Dia das Nações Unidas e o 75.º aniversário da Organização.   

Em Portugal, a iniciativa “Turn Europe UN Blue”  conta com a participação de mais de 30 municípios que irão iluminar edifícios, monumentos, centros culturais, entre outros, com a cor oficial das Nações Unidas.  

O Palácio Nacional da Ajuda e o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, o Palácio da Bolsa, no Porto, o Castelo dos Mouros, em Sintra, o Castelo de Bragança, o Paço da Cultura, na Guarda, e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra,  são alguns dos edifícios que se juntam a esta iniciativa que, para além do Governo de Portugal, mereceu também o apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e dos municípios de Lisboa, Porto, Abrantes, Alvaiázere, Angra do Heroísmo, Arouca, Arruda dos Vinhos, Bragança, Cantanhede, Cartaxo, Celorico da Beira, Chaves, Crato, Fafe, Figueira da Foz, Góis, Guarda, Loulé, Marco de Canaveses, Montemor-o-Velho, Nordeste, Penafiel, Pombal, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sintra, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Torres Novas, Vagos, Valongo e Vila Nova de Poiares. 

O aniversário da Organização tem lugar num período de pandemia mundial, neste contexto, o secretário-geral da ONU lembra que a missão da Organização é “agora mais crucial do que nunca”. António Guterres sublinha que “enfrentamos desafios colossais” e que “com solidariedade e cooperação globais, podemos superá-los”. Numa mensagem especial sobre esta data simbólica, o líder da ONU apelou ainda “a todos, em todo o lado, que se unam.”

Santarém ilumina Convento de S. Francisco a azul

O Município de Santarém vai iluminar de azul o Convento de S. Francisco, para assinalar o 75.º aniversário das Nações Unidas,, no próximo dia 24 de outubro.

Torres Novas ilumina Castelo

O Município de Torres Novas associa-se às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas, que se celebra amanhã, dia 24 de outubro, iluminando de azul o Monumento aos Combatentes e o Castelo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar