Bibliotecas municipais da Lezíria do Tejo reforçadas com equipamentos tecnológicos

Em Educação

Arrancou na passada sexta-feira, dia 23 de outubro, a entrega de material tecnológico às Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo, no âmbito da candidatura da CIMLT ao Projeto PADES.

A CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo submeteu a candidatura “BiblioTICs” ao PADES – Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que contempla um investimento total de mais de 175 mil Euros para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).

Através desta candidatura, as Bibliotecas Municipais da região passam a estar munidas de computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, vários kits da área da robótica e novas publicações relacionadas com todas as aquisições realizadas.

Ainda no âmbito do projeto “BiblioTICs”, a DGLAB irá disponibilizar a formação necessária para a capacitação dos técnicos das Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo para a utilização dos novos equipamentos, que assim ficarão aptos a desenvolver ações de promoção de competências digitais para todos, nas áreas da robótica, artefactos digitais e tecnologias, planeadas em todas as bibliotecas da Rede.

De lembrar que a Lezíria do Tejo conta com 20 bibliotecas e 4 bibliotecas itinerantes, que prestam a toda a população inúmeros serviços, entre eles:

– Promoção da leitura e das literacias

– Empréstimo domiciliário de documentos

– Empréstimo interbibliotecas

– Serviço de leitura de jornais e revistas

– Apoio à pesquisa de informação

– Computadores com acesso à Internet

– Acesso Wi-Fi

– Apoio à utilização das tecnologias/ computadores

– Atividades nas áreas da robótica e artefactos digitais

Leave a Reply