Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoPS Distrital pede reunião de urgência com o ministro das Infraestruturas para...

PS Distrital pede reunião de urgência com o ministro das Infraestruturas para incluir variante da linha do norte e conclusão do IC3 no plano nacional de investimentos

O Secretariado da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista vem “enaltecer a aposta no investimento público ao longo dos próximos anos, que o Governo corporiza através da apresentação de documentos como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030)”.

Em comunicado, o PS Distrital de Santarém refere que “no caso do PNI 2030, apresentado na última semana, está previsto um conjunto de infraestruturas determinantes para o distrito de Santarém. É o caso da nova travessia sobre o Tejo (Abrantes/Constância) e da ligação do IC9 a Fátima. Está igualmente prevista a melhoria das acessibilidades na região do Médio Tejo e a aquisição de novo material ferroviário circulante, que vai servir a região. O programa de substituição de passagens de nível por passagens de nível desniveladas, que abrange a Linha do Norte, é outra das importantes medidas previstas, refere o comunicado. 

Segundo o PS Distrital, “o PNI 2030 contempla igualmente um conjunto de investimentos em medidas de âmbito nacional, de que são exemplo as medidas ambientais, de gestão de recursos hídricos e de regadio, de eficiência energética, redes de energia e reforço da produção de energia, entre outras, que beneficiarão toda a região”.

O comunicado adianta que “através de outros instrumentos, estão ainda planeadas mais algumas intervenções no distrito, como é o caso da reabilitação da ponte Rainha Dona Amélia, da execução de obras na Nacional 361, na zona de Alcanena (já em execução) e no IC2, na zona de Rio Maior, obra para a qual já foi lançado concurso”.

Tendo em conta que o PNI 2030 está assente em diferentes fontes de financiamento e que se articula com outros instrumentos, o Secretariado Distrital da Federação de Santarém do PS diz no comunicado que “não pode deixar de exigir ao Governo a clarificação da situação de algumas outras infraestruturas que fazem parte do conjunto de compromissos assumidos com a população da região”.

É o caso do IC3, cuja conclusão o PS Distrital defende que “é urgente para retirar da EN118, sobretudo da zona de Chamusca, Alpiarça e Almeirim, o grande movimento de veículos pesados que se deslocam para o EcoParque do Relvão, transportando matérias (sejam mercadorias ou resíduos) perigosas. Trata-se de um tipo de tráfego que coloca em risco permanente as populações destes três concelhos, dadas as características da EN118″.

O Secretariado Distrital do PS recorda que, “na última legislatura, esta matéria foi alvo de um Projeto de Resolução apresentado pelo próprio Partido Socialista na Assembleia da República, de um texto conjunto de todos os partidos, aprovado por unanimidade, e foi o próprio Grupo Parlamentar do PS que, no decurso do debate parlamentar sobre o Plano Nacional de Investimentos, propôs a inclusão deste projeto no documento”.

O PS defende ainda que “importa ainda, de forma urgente, encontrar uma solução para a Linha do Norte, na Região de Santarém, nomeadamente através da construção de uma variante que contorne o problema de insegurança provocado pela situação de instabilidade das Barreiras de Santarém, melhorando as condições de circulação ferroviária no concelho”. Estas são situações que precisam de uma solução urgente, pelo que o Secretariado da Federação Distrital de Santarém do PS defende a sua inclusão no PNI 2030.

A par destes grandes investimentos, o Secretariado Distrital do PS defende ainda que a reabilitação da rede de estradas nacionais que atravessa o distrito continue a ser uma prioridade e que sejam estudadas novas soluções de mobilidade, nomeadamente para a zona do Vale do Sorraia (IC10).

Assim, de acordo com o comunicado, “os deputados do PS eleitos pelo distrito de Santarém vão de imediato questionar o Governo sobre os motivos que levaram à supressão, no PNI 2030, de dois investimentos fundamentais para a Região, exigindo a clarificação da situação e respetiva solução“. Será igualmente solicitada uma reunião com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, com caráter de urgência.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar