Vídeo – Helena Jorge do Sindicato dos Enfermeiros: “Conselho de administração não preparou o Hospital de Santarém para esta segunda vaga”

Em Sociedade

Helena Jorge, coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses no distrito de Santarém, afirma em entrevista ao Mais Ribatejo que a situação provocada pelo surto de covid-19 no Hospital de Santarém é muito grave. E critica a desvalorização dos problemas pelo conselho de administração do Hospital quando diz que o surto está controlado.

Helena Jorge afirma que o surto apenas foi conhecido há poucos dias, ainda não foram testados todos os profissionais e já existem 120 profissionais infetados ou em isolamento profilático, situação que poderá piorar nos próximos dias, criando dificuldades num Hospital que já antes da pandemia sentia graves dificuldades por falta de pessoal. Segundo Helena Jorge, há 46 enfermeiros ausentes, 16 infetados e os restantes em isolamento profilático.

A dirigente sindical e também enfermeira no Hospital de Santarém salienta que as equipas de enfermagem estão à beira da exaustão, depois da primeira vaga e de um verão em que o volume de trabalho nunca baixou. “Estamos a abdicar dos períodos de descanso para que o Hospital possa dar resposta aos problemas, mas isto não pode continuar assim durante muito mais tempo”, afirma Helena Jorge nesta entrevista para ver aqui.

Leave a Reply