Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeGNR em operação internacional de investigação por roubo e contrabando de veículos

GNR em operação internacional de investigação por roubo e contrabando de veículos

A Guarda Nacional Republicana participou na operação internacional “Join Action Days Mobile 3”, entre os dias 12 e 23 de outubro, a qual decorreu em 22 países europeus e permitiu apreender 1 676 quilos de droga, 350 veículos roubados, 1000 peças auto, 400 000 cigarros e deter 41 suspeitos.

Liderada pela FRONTEX (Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras), a operação, que tinha como objetivo investigar o roubo e o contrabando de veículos ocorridos no último mês, em toda a Europa, possibilitou aos militares da Guarda deter, em Portugal, seis suspeitos de tráfico de droga, e apreender uma tonelada de haxixe e dez quilos de heroína.

Em cooperação com a indústria privada, incluindo a indústria automóvel, fabricantes de barcos, empresas de aluguer e leasing, os agentes de controlo das fronteiras externas da União Europeia impediram que muitos veículos e barcos fossem contrabandeados através das fronteiras. Na Grécia, a polícia apreendeu 15 carros alugados que indivíduos tentaram contrabandear para fora da União Europeia.

A operação possibilitou ainda deter 13 pessoas nos diversos países por auxílio à migração ilegal e detetar 2 986 migrantes que eram transportados em reboques e em pequenos barcos, muitas vezes roubados, no mar Adriático e ainda a apreensão de mais de 600 quilos de haxixe, a detenção de 22 suspeitos de tráfico de estupefacientes e a deteção de 400.000 cigarros ilegais.

Estiveram envolvidos na operação JAD Mobile 3 os seguintes países e agências: Albânia, Áustria, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Kosovo *, Letônia, Lituânia, Holanda, República da Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Frontex, Europol e INTERPOL.

A operação foi coordenada sob a égide da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminais como parte do Ciclo Político da UE, um plano de quatro anos para a luta contra o crime grave e organizado. Reúne autoridades policiais e de aplicação da lei dos Estados-Membros da UE, agências europeias e organizações internacionais para reforçar conjuntamente as fronteiras europeias e a segurança interna.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar