Vídeo – Deputados do PS querem saber por que razão troço do IC3 não consta do PNI

Em Região

Os deputados do PS eleitos por Santarém querem saber por que razão o Plano Nacional de Investimentos (PNI), apresentado o mês passado, não faz alusão ao Itinerário Complementar – IC3, nomeadamente ao troço que liga Almeirim à Chamusca, troço este fundamental para a segurança de quem circula naquela via, bem como das populações locais.

Com vista a esclarecer esta situação os deputados apresentaram esta quarta-feira, 4 de novembro, no Parlamento, duas questões, por escrito, dirigidas ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

“Quais os motivos que levaram à não inclusão do IC3 entre Almeirim e Chamusca? Que soluções apresenta o Governo para proteger a população deste território que responde às necessidades ambientais do país?”, questionam os deputados Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha.

Para os deputados esta é uma questão “essencial e de justiça” dado que o troço em questão é diariamente utilizado por veículos de transporte de mercadorias, maioritariamente resíduos, destinados ao Eco Parque do Relvão.

“Alguns dos resíduos são perigosos, visto estarem aí sediadas unidades únicas de tratamento desse tipo de resíduos”, alertam.

Já em 2018 a Assembleia da República tinha aprovado por unanimidade a Resolução nº 142/2018 que recomendava ao Governo a adoção de medidas para a travessia entre a Chamusca e a Golegã, sugerindo ao Executivo a procura de “soluções sustentáveis para os constrangimentos existentes, nomeadamente de financiamento para a conclusão da construção dos troços em falta do IC3”.

Acresce que a conclusão do IC3 constava no Plano Nacional Rodoviário e que esta obra tem sido “um pedido expresso das comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo e Médio Tejo”, lembra.

Também esta quarta-feira o deputado Hugo Costa reforçou as mesmas questões colocando as perguntas ao ministro no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu que o Governo reconhece o problema levantado por Hugo Costa e pelos outros deputados e mostrou-se disposto para encontrar uma forma de resolver a questão.

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: