fbpx

Açores

Em Opinião

Em 1970, aportei a Santa Maria, Açores, onde permaneci dezoito meses, durante mais de vinte anos visitei, pelo menos duas vezes por ano as nove ilhas do Arquipélago, daí possuir alguns conhecimentos acerca do povo açoriano, com as especificidades de cada ilha, não se podendo esquecer a diáspora açoriana, principalmente nos USA, Canadá e Bermuda. Estas laboriosas comunidades que vivem repartidas entre a saudade e o pragmatismo de um melhor e mais substancial quotidiano, marcam muitíssimo o rincão da Pátria ausente através de idas e vindas, chamamentos, ofertas e elos de inúmeras opiniões, práticas, promessas e, também, desavenças, localismos e fidelidades religiosas e políticas como tive a oportunidade de ver e sentir na periferia de Boston, Toronto e Montreal.

As recentes eleições nos Açores também foram marcadas pela Pandemia, tendo causado indignação aqui no Continente e nos círculos da emigração, as medidas anti-constitucionais do governo regional no que concerne ao modo como cidadãos portugueses acompanhados com crianças foram recebidos pelos serviços de emigração geridos pelas autoridades socialistas. Por outro lado o PS estava no exercício de poder há 24 anos, que se iniciou mercê de uma geringonça com o CDS, tendo durado até agora por que perdeu a maioria.

A geringonça de agora, encimada pelo PSD, conta com o apoio parlamentar do Chega o que provocou ríspida reacção de António Costa, virulentas excomunhões dos cortesãos e apaniguados de António Costa como se fossem vestais impolutas sem mancha de pecado. O mosaico açoriano é complexo, a pesporrência do governo regional aumentou ano para ano, e tal como Álvaro Cunhal mandou os militantes comunistas votarem com os olhos fechados em Mário Soares, os laranjinhas aceitaram de bom grado o apoio do CHEGA, podendo invocar o passado do PS nestes negócios de alianças. Não me canso de lembrar o almocreve de Carção (Vimioso): onde há lúcaros, não há escrúpalos. O PRD teve-os, tramou-se!

Armando Fernandes

Leave a Reply

Recentes de Opinião

Ir para Início
%d bloggers like this: