Há alguns anos que a montante do Rio Nabão, no concelho de Ourém, são feitas enormes descargas poluentes, quase sempre quando o leito do rio tem maior caudal na decorrência de chuvas.
O estado do Rio coberto de espuma, em plena cidade de Tomar é medonho. Para além do impacto na fauna e flora autóctone, há centenas de pessoas que dependem economicamente do rio para regar as suas hortas, não se podendo aperceber que podem estar a introduzir na cadeia alimentar bens com elevado risco de toxicidade.
O crime continua a ser cometido de forma reiterada e, até hoje, pouco ou nada se sabe, sobre o papel da autarquia e das autoridades policiais nesta matéria.
O ambientalista tomarense, Américo Costa e o seu movimento Aqua Tomar, há muito que acompanham e denunciam esta alarmante situação.
João Elvas
[…] de Tomar constatou a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, a qual foi detetada durante a madrugada de hoje. A autarquia já denunciou este caso às autoridades competentes, nomeadamente ao SEPNA, à […]