fbpx

Instituto Politécnico Santarém avança com programa de apoio ao empreendedorismo START-IPS

Em Educação

Atividades do Programa de empreendedorismo arrancam com 3 Concursos de Negócios e as candidaturas decorrem até 12 de dezembro. Aos três primeiros classificados de cada Concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300€.

O Instituto Politécnico de Santarém acaba de divulgar as iniciativas 2020-2021 do programa de empreendedorismo – START-IPS. As atividades do Programa arrancam com três Concursos de Ideias de Negócios para as áreas de Inovação no Desporto, Saúde e Bem Estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação, e Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos, cujas candidaturas já se encontram a decorrer até ao próximo dia 12 de dezembro 2020.

O START-IPS é um programa que visa dinamizar e alavancar as iniciativas de fomento e apoio ao empreendedorismo que se realizam no IPSantarém e é dirigido a toda a comunidade do Instituto, alunos, ex-alunos, docentes e investigadores, mas também se encontra aberto ao exterior, estando disponível para apoiar as pessoas interessadas em desenvolver competências empreendedoras e projetos inovadores na região.

Este programa pretende fomentar e apoiar o empreendedorismo no IPSantarém, e embora não seja exclusivamente direcionado para os estudantes, é um facto que o START-IPS tem como primeiro grande objetivo qualificar os alunos com competências empreendedoras, soft-skills que são fundamentais em muitos domínios da vida profissional e da cidadania”, explica Diogo Palha, Assessor para o Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento do IPSantarém e coordenador deste programa.

Em termos práticos este programa divide-se em três grandes eixos: o apoio à geração de ideias, nomeadamente no âmbito das Unidades Curriculares que abordam temáticas de inovação e empreendedorismo; a criação e o apoio à participação em concursos, projetos e programas de empreendedorismo, facilitando a divulgação, a ponte entre o trabalho realizado nas Unidades Curriculares e Concursos de Empreendedorismo existentes e, ainda a qualificação de candidaturas e apresentações através de consultoria gratuita; e, por fim, o apoio à criação e desenvolvimento de startups e spinoffs oriundas da comunidade do Instituto Politécnico de Santarém.

Os apoios prestados pelo START-IPS assentam em recursos e valências internas do IPSantarém, mas também na rede regional de apoio ao empreendedorismo e em protocolos de cooperação como os recentemente assinados com a NERSANT, para a disponibilização de espaços de incubação na Startup Santarém, e com a Inventa Internacional, para a criação de um consultório de propriedade intelectual, que se encontra ao dispor dos empreendedores.

Ainda relativamente aos Concursos de Ideias de Negócio, aos três primeiros classificados de cada Concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300€.

Esta é uma iniciativa que potencia e dá visibilidade aquilo que é desenvolvido em sala de aula pelos alunos do IPSantarém. Pretendemos com este programa ter uma participação equitativa das 5 Escolas, onde se cruzam diversas áreas de conhecimento, combinando diferentes realidades e competências, aproveitando os recursos que temos que geram inovação, criatividade, desenvolvimento e criação de valor, fatores cruciais na sociedade de conhecimento em que vivemos”, reforça João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém.

As iniciativas no âmbito do STARTIPS 2020-2021 irão desenvolver-se ao longo de vários meses, sendo de destacar:

  • Ainda em 2020, a realização de Sessões de Geração de Ideias e de Fomento do Empreendedorismo, que terão lugar nas várias Escolas;
  • Já em 2021, em janeiro terão lugar as Sessões de Júri dos 3 primeiros Concursos de Ideias, que serão precedidas de workshops de preparação das apresentações;
  • Em fevereiro, será dado o kick-off da edição 2021 do Poliempreende (http://www.poliempreende-santarem.com) e serão lançados mais 3 Concursos Temáticos de Ideias Lezíria Startup;
  • No mês de março voltam a ter lugar, nas várias Escolas, sessões de fomento do empreendedorismo e de geração de ideias inovadoras, prevendo-se também o lançamento de um handbook sobre a criação de dossiers de investimento e preparação de pitchs;

Nos meses de abril e maio decorrerá a realização de workshops de capacitação do Poliempreende e de consultoria de apoio à preparação de candidaturas aos concursos de ideias; No final de maio, a 26 e 27, terão lugar as Jornadas STARTIPS, dois dias com um programa exclusivamente dedicado à inovação e ao empreendedorismo.

  • Por fim, em junho será realizada a Final Regional do Poliempreende, na qual será apurado o projeto representante do IPSantarém na final nacional, que terá lugar no mês de setembro, na Universidade da Madeira.

Todas as informações sobre o START-IPS estão disponíveis no website do IPSantarém, e sobre os Concursos de Ideias, os interessados podem consultar a página criada especificamente para os mesmo em www.leziriastartup.com, ou enviar um email para empreendedorismo@ipsantarem.pt e colocar questões ou solicitar outras informações adicionais.

Leave a Reply

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: