IPDJ organiza road show virtual da campanha Start To Talk contra o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto

Em Desporto

O IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude apresenta, durante o mês de novembro, nas cinco regiões do continente, um road show virtual da campanha «Start to Talk» que visa sensibilizar o movimento desportivo contra o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto.

O road show da campanha, que é um dos resultados da participação de Portugal, através do governo e do IPDJ, no projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia «Pro Safe Sport», inicia-se na semana em que se celebra o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual (18 de novembro) e associa-se às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas.

Representa um apelo aos clubes e associações desportivas locais, bem como aos/às atletas e treinadores/as para se unirem no compromisso de tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto.

A partir de cada uma das cinco regiões é desenvolvido um programa, em modelo digital, com convidados/as locais com momentos distintos que permitam debater e divulgar a campanha «Start to Talk», promover o Kit de Formação destinado a apoiar aqueles/as em posições de influência no desporto (dirigentes e colaboradores/as das associações e clubes, treinadores/as e equipas técnicas, pais, familiares e atletas) na prevenção e resposta a situações de potencial violência sexual contra crianças e jovens.

Tendo em conta que o desporto deve ser um ambiente seguro e de capacitação das crianças e jovens, a campanha defende que está na mão dos adultos acabar com os abusos, proteger e ajudar a combater a impunidade e o silêncio.

A urgência de tal atitude é tão maior quanto uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual na Europa e o fenómeno acontece também no campo desportivo. Além disso, entre 70% a 85% das crianças conhecem o/a seu/sua agressor/a e cerca de 33% das crianças vítimas de abuso sexual nunca contam a ninguém.

O desenvolvimento sustentável reclama crianças e jovens seguros, saudáveis, educados, participativos e com oportunidades para alcançarem o seu desenvolvimento integral.

Se é atleta, treinador/a, desenvolve a sua atividade na área do desporto e/ou atividade física ou é familiar de algum/a atleta, participe no evento da sua região. Consulte os programas e inscreva-se:

Leave a Reply