fbpx

Saúde mental – Associação R.Inserir recebe 28 mil euros do prémio BPI “La Caixa” Capacitar

Em Saúde

A Associação R.INserir de Santarém tem uma das 28 instituições privadas sem fins lucrativos que foram hoje distinguidos no âmbito da 11.ª edição do Prémio BPI ”la Caixa” Capacitar. Os projetos receberam em média cerca de 26.785 euros, num total de 750 mil euros.

Os projetos financiados pelo Prémio Capacitar vão apoiar cerca de 1.400 pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à suspensão das atividades terapêuticas, pedagógicas e de apoio social durante a pandemia de Covid-19. Esta situação provocou a perda de autonomia e agravou os problemas de inclusão de pessoas com deficiência, exigindo aos seus cuidadores que, na ausência de qualquer tipo de apoio, assumissem em exclusivo a prestação dos cuidados do dia-a-dia, criando situações de absoluta exaustão dos mesmos.

Entre as 28 iniciativas distinguidas estão projetos dos distritos de Braga, Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e da Região Autónoma da Madeira.

O Projeto Oficina, financiado pelo Prémio Fidelidade Comunidade está em construção no Hospital. Brevemente será um espaço de produção de arte.

Contemplada com 28.670 euros, a Associação R.INserir nasceu no âmbito do projeto Incluir – oficinas de artes para todos, do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém. Com este projeto, a Associação R.Inserir pretende facilitar a inserção socioprofissional de pessoas com doença mental em risco de exclusão para melhorar a sua qualidade de vida; e criar um programa de reabilitação cognitiva, em complementaridade com outras oficinas artísticas, para potenciar o treino de competências.

Leave a Reply

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: