fbpx

Seminário “O valor das zonas húmidas no ordenamento do território – Vantagens e dificuldades de gestão sustentável de zonas húmidas”

Em Região

Realizou-se no passado dia 21 de novembro, um seminário subordinado ao tema “O valor das zonas húmidas no ordenamento do território – vantagens e dificuldades de gestão sustentável de zonas húmidas (exemplos nacionais)”, no âmbito do projeto “Paúl Natura – Conhecer para proteger”. O seminário decorreu em formato online, e está disponível na página de Facebook do Município de Azambuja.

Esta foi mais uma iniciativa promovida pelo consórcio que lidera o projeto, no qual são parceiros o Município de Azambuja, a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, a Universidade Lusófona, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja e a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

Após a sessão de abertura, pelo vice presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio, decorreram a apresentação do projeto e as intervenções de diversos especialistas que abordaram temas relacionados com as zonas húmidas, como “Lagoas e charcas do Rio Ave”; “Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos: Uma iniciativa de conservação da natureza, de (re)construção social e de desenvolvimento rural e territorial”; “Contributos para a Gestão da Lagoa de Pataias: 1998-2018”; “Paúl de Tornada – A importância da cidadania ambiental”; “A importância da monitorização para a conservação das zonas húmidas”; “Desafios permanentes na gestão de uma zona húmida em Portugal – Caso da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha”; e, por fim, “Zonas húmidas – desafios à sua gestão”. A colaboração de todos os intervenientes foi extremamente valiosa, pela partilha de informação, pelos exemplos, ideias e soluções para continuarmos a promover e a desenvolver o nosso Paúl Natura – Manique do Intendente / Azambuja.

Recorde-se que este projeto privilegia ações que contemplam a promoção do património natural – bio e geodiversidade, e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, abarcando iniciativas de formação e capacitação, de sensibilização ambiental e de participação ativa da comunidade. O projeto “Paúl Natura – Conhecer para proteger” viu, recentemente, a sua candidatura ao Fundo Ambiental ser aprovada. Com um investimento total previsto de cerca de 68.000,00 euros, o programa será cofinanciado pelo Fundo Ambiental em 70%.

Este seminário faz parte de um vasto leque de atividades desenvolvidas e propostas nesta candidatura, e alinhadas com as estratégias da ENEA 2020 (Estratégia Nacional de Educação Ambiental), que consistem em auscultar a população, a comunidade escolar, os empresários, os agentes de comunicação social e os técnicos da administração local sobre o reconhecimento que têm dos valores naturais (Bio e Geodiversidade) e da sua importância para a gestão participada do território. O projeto tem como fio condutor a criação da futura “Reserva Natural Local do Paúl de Manique”, envolvendo a comunidade nessa tomada de decisão e em processo de apropriação dos valores da causa.

O Paúl de Manique do Intendente, localizado no Concelho de Azambuja, é uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e constitui um riquíssimo património natural, de grande importância em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, já reconhecida a nível nacional. É um ecossistema com história e cerca de 18 hectares a proteger, com mais de 180 espécies identificadas, onde se podem encontrar cinco espécies ‘simplesmente únicas’, como o cágado-de-carapaça-estriada, o caimão-comum, a lontra, a cegonha-preta e o junco.

A Câmara Municipal tem vindo a apostar na valorização e promoção deste espaço, tendo recentemente avançado com a colocação de uma infraestrutura de observação da fauna e da flora do Paúl, com um investimento de cerca de 15.000,00 euros, que tem como objetivo estimular o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema único e tão rico para o Concelho de Azambuja e para toda a região.

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: