Há 1,8 milhões no Orçamento do Estado para construção da residência de estudantes de Rio Maior

Em Região

O PS votou favoravelmente, esta quarta-feira à noite, na Proposta de Lei que prevê a transferência de 1,8 milhões de euros do Ministério das Finanças para o Instituto Politécnico de Santarém com vista à construção da residência de estudantes da Escola Superior de Rio Maior.
Desta forma, será possível que a infraestrutura esteja concluída em 2022, tal como  garantiu, no Parlamento, em outubro, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em resposta à questão colocada pelo deputado do PS, Hugo Costa, no âmbito do debate do Orçamento do Estado na especialidade. 
A Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que integra o Instituto Politécnico de Santarém, regista uma taxa de abandono superior à média porque os alunos têm dificuldades em pagar o alojamento na cidade, onde a procura fez disparar os preços. Esta situação atinge sobretudo os alunos com maiores dificuldades económicas.
“É importante garantir que os alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior não abandonem o ensino superior por falta de resposta de alojamento”, alertou na altura Hugo Costa.  
A obra permitirá a criação de 100 camas num edifício de três andares que será construído no campus da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, numa área de mais de dois mil metros quadrados.
Esta quarta-feira, no Parlamento, Hugo Costa lembrou que a residência sempre esteve no projeto inicial da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que conta com mais de mil alunos e 200 funcionários e professores. 
“Foi o PS que decidiu em 1997 que esta escola deveria existir. Foi o PS que avançou para a construção das atuais infraestruturas da escola”, relembrou dando o apoio à Proposta de Lei apresentada pelo PCP. 
A Federação Distrital de Santarém do PS saúda a aprovação da proposta e vai lutar para que seja uma realidade.

Debate na Especialidade | Orçamento do Estado para 2021 | Hugo Costa – YouTube

Leave a Reply