Câmara de Vila Franca de Xira oferece máscaras transparentes a alunos e funcionários municipais surdos

Em Sociedade

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai oferecer cerca de 300 máscaras sociais transparentes aos alunos surdos que frequentam as Escolas Básicas da Rede Pública do Concelho de Vila Franca de Xira e aos respetivos professores.

A medida vai incluir também os trabalhadores surdos da Câmara Municipal e dos SMAS e seus colegas de trabalho, procurando assim reduzir as dificuldades de comunicação que decorrem da generalização e da obrigatoriedade do uso de máscaras, que impedem a leitura labial.

Para além dos serviços municipais, são abrangidos por esta medida os Agrupamentos de Escolas de Vialonga e Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), sendo oferecidas duas máscaras por pessoa a um universo de 27 alunos, 72 professores e 41 trabalhadores municipais (surdos e não surdos).

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, fará simbolicamente a oferta destas máscaras aos diretores dos Agrupamentos de Escolas e aos Dirigentes da Autarquia no próximo dia 04 de dezembro (6.ª Feira), pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Esta é uma das iniciativas que integra a III Semana da Inclusão, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Comissão Municipal para a Deficiência, que voltam assim a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado a 3 de dezembro) através de um programa comemorativo cujas atividades visam apelar a uma maior compreensão e sensibilização para estas temáticas. A Semana da Inclusão de Vila Franca de Xira constitui-se assim como um mote para que a inclusão das pessoas com deficiência seja uma prática transversal e comum na sociedade atual.

De 30 de novembro a 4 de dezembro, a 3.ª edição da Semana da Inclusão terá um programa que promove e sensibiliza para a adoção das boas práticas inclusivas, apelando para o respeito pelos direitos e pelo bem-estar de todos na sociedade. No contexto da presente pandemia, os eventos agendados serão transmitidos através das plataformas digitais municipais:

30 de novembro (15h00) | Bailado Inclusivo “Descompasso” que, em parceria com a Sociedade Euterpe Alhandrense, fez parte do alinhamento da II Gala para a Inclusão.

01 de dezembro (17h30) | Palestra em direto com Paulo Azevedo – ator e orador motivacional que nasceu sem mãos e sem pernas, tendo já alcançado conquistas que desde pequeno os médicos diziam ser impossível. O seu mais recente livro chama-se “Não há impossíveis”.

02 de dezembro (15h00) | Melhores Momentos das I e II Gala para a Inclusão (2018 e 2019).

03 de dezembro (15h00) | Emissão de testemunhos de jovens com deficiência (instituições de apoio à deficiência e escolas do concelho)

04 de dezembro (11h00) | Oferta de máscaras sociais transparentes à Comunidade Educativa e Serviços Municipais

Leave a Reply