Entroncamento distinguido como Autarquia Familiarmente Responsável

Em Sociedade

O Município do Entroncamento foi distinguido pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis com a bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável 2020”, tendo sido reconhecidos 81 municípios a nível nacional.

A Bandeira Verde atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) premeia as autarquias que desenvolvem uma eficaz política de apoio e ajuda às famílias, reconhecendo as boas práticas em matéria de política familiar e distinguindo os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família.

O inquérito do Observatório avaliou iniciativas dos municípios em várias áreas tais como o apoio prestado à maternidade e à paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Este reconhecimento resultou da implementação de um conjunto de políticas e de apoios sociais pelo Município do Entroncamento, destinados às crianças, aos jovens, às famílias e à população sénior, refletindo assim a concretização de uma estratégia concertada e integrada, garantindo uma maior coesão social e uma melhor qualidade de vida para a pessoas/famílias em situação de maior vulnerabilidade.

De salientar que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008 e visa dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias e potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros.

Leave a Reply