Município de Azambuja assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora

Em Educação

O Município de Azambuja comemorou o Dia Internacional da Cidade Educadora, efeméride que se assinalou a 30 de novembro, e neste ano de 2020 associado à comemoração do 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras, o tema foi “30 anos a transformar pessoas e cidades para um mundo melhor”.

As iniciativas consistiram num projeto conjunto entre a Escola Secundária de Azambuja e o Município de Azambuja.

Os alunos envolvidos participaram num conjunto de quatro sessões de um Workshop de Arte Urbana e a pintura de um mural, com o artista convidado SprayLover e sofia.tha.original. A iniciativa decorreu nos dias 23 e 24 de novembro, no pátio da Casa da Juventude, com a partilha dos projetos de Arte Urbana ligados à história de Azambuja – o Fado, o Tejo, os Avieiros, personalidades da Terra, com destaque à tauromaquia, desenvolvidos pelo Ensino Profissional de Informática, Fotografia e Multimédia.

Esteve, ainda, patente uma reposição da exposição de fotografias e vídeos dos alunos do Curso Profissional de Fotografia e Multimédia da Escola Secundária de Azambuja, intitulada de “TransformARTE – As escadarias da Vila”, que esteve agora acessível à comunidade escolar. Recorde-se que em 2019 a exposição passou por vários equipamentos municipais e esteve aberta à população em geral.

De referir, que o Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo desenvolver a consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

O Município de Azambuja é membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde o ano de 2008. A adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da “Carta das Cidades Educadoras” como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o concelho enquanto comunidade.

Leave a Reply