Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerNova história infantil ajuda as crianças a gerir o mundo dos ecrãs...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Nova história infantil ajuda as crianças a gerir o mundo dos ecrãs e a terem comportamentos online saudáveis

A apresentação do livro “O Pássaro Nimas dá Asas à Imaginação” realiza-se amanhã, às 18h30, no webinar gratuito “Eu Consigo – Como promover comportamentos online saudáveis na criança?”, transmitido na página de Facebook da editora, e contará com a participação do psiquiatra/professor e escritor Daniel Sampaio e da ex-jornalista e autora do blog Cocó na Fralda, Sónia Morais Santos, que dará o seu contributo e perspetiva enquanto mãe.

Link para inscrição: bit.ly/wb-euconsigo

A editora PACTOR Kids apresenta o seu segundo livro, “O Pássaro Nimas dá asas à diversão”, da autoria das psicólogas e investigadoras Ivone Patrão e Filipa Pimenta.

O António e a Bárbara adoram passar o tempo agarrados ao telemóvel, a ver televisão ou a jogar videojogos. Ficam horas sentados em frente aos ecrãs, faça chuva ou sol, frio ou calor. Um dia, são surpreendidos por um enorme pássaro de penas coloridas que promete mostrar-lhes outras formas divertidas de passar o tempo. O que irão o António e a Bárbara aprender e conhecer de novo? Um voo cheio de descobertas e muita diversão.

“O Pássaro Nimas dá asas à diversão” é um livro com dicas parentais para ajudar as crianças a encararem as tecnologias não apenas como um entretenimento, mas também a perceberem que o tempo despendido nos ecrãs pode ser muito útil para o desenvolvimento da sua aprendizagem, desde que seja supervisionado. Inclui também uma atividade para fazer na escola.

As autoras não aconselham eliminar as tecnologias e a internet, mas, pelo contrário, aproveitar todas as suas potencialidades. Por exemplo, passear online por um museu ou recolher informação sobre um local de valor histórico e, depois, programar uma visita ao espaço físico, ou associar a aprendizagem a uma saída com uma caminhada a pé. Desta forma promove-se a saúde física e psicológica.

“Devido às alterações das rotinas e também ao empobrecimento de afetos causados pela pandemia este ano, os gadgets são um dos principais desafios para os pais e educadores, por isso é importante terem uma atenção redobrada e capacitarem as crianças para experiências promotoras de bom crescimento e relacionamento emocional. A utilização excessiva da tecnologia é muito fácil e silenciosa.”

A apresentação do livro realiza-se amanhã, ao final da tarde, no webinar gratuito “Eu Consigo – Como promover comportamentos online saudáveis na criança?”, transmitido na página de Facebook da editora, e contará com a participação do psiquiatra/professor e escritor Daniel Sampaio e da ex-jornalista e autora do blog Cocó na Fralda, Sónia Morais Santos, que dará o seu contributo e perspetiva enquanto mãe.

Link para inscrição: bit.ly/wb-euconsigo

Recomendada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, a recém-criada PACTOR Kids é uma marca de livros infantis com o objetivo de colocar a Psicologia ao serviço dos pais, educadores e professores. Tem por base o conceito “Outstanding Growth”, que apela ao desenvolvimento do potencial de cada pessoa e da exploração de competências de cada criança.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar