Número de casos ativos no concelho de Vila Franca de Xira aumenta para 785

Em Saúde

O número de casos ativos de COVID-19 no Município de Vila Franca de Xira subiu para 785 ( + 20 que ontem), sendo que estão 29 doentes em internamento e 756 em isolamento domiciliário. Segundo o relatório de Situação Epidemiológica no Município de Vila Franca de Xira, este sábado, 5 de dezembro, regista-se um total de 87 óbitos.

Existem agora 4.068 casos recuperados ( + 34 que ontem) e são 4.940 o total de casos confirmados ( + 54 ). Em vigilância pelas Autoridades de Saúde, encontram-se 848 pessoas.

Em relação às freguesias do Concelho e ao dia anterior, os dados são os seguintes:

– União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz:

Casos Ativos: 60 ( mais 4 )

Total de recuperados: 386 ( igual)

Total de confirmados: 473 ( mais 4 )

– União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho

Casos Ativos: 106 ( menos 11 )

Total de recuperados: 1.199 ( mais 24 )

Total de confirmados: 1.329 ( mais 13 )

– União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras 

Casos Ativos: 32 ( menos 2 )

Total de recuperados:  199 ( mais 3 )

Total de confirmados: 233 ( mais 1 )

– União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa 

Casos Ativos: 293 ( mais 19 )

Total de recuperados: 1.159 ( igual )

Total de confirmados: 1.466 ( mais 19 )

– Freguesia de Vialonga 

Casos Ativos: 254 ( mais 10 )

Total de recuperados: 693 ( igual )

Total de confirmados: 954 ( mais 10 )

– Freguesia de Vila Franca de Xira 

Casos Ativos: 40 ( igual )

Total de recuperados: 432 ( mais 7 )

Total de confirmados: 485 ( mais 7 )

O Comunicado Técnico-Operacional (CTO), emitido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira, apresenta os dados mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES Estuário do Tejo). A área de influência deste ACES abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.

Conforme indicação da Autoridade de Saúde Local, por determinação da Sra. Ministra da Saúde e da Direção Geral de Saúde, quando os casos confirmados por freguesia sejam inferiores a 3, por motivos de confidencialidade os dados não são apresentados, tal como sucede no Relatório de Situação Diário emitido pela DGS.

O Decreto n.º 9/2020 de 21 de novembro regulamenta a aplicação do ESTADO DE EMERGÊNCIA decretado pelo Sr. Presidente da República. De acordo com os critérios definidos, o Concelho de Vila Franca de Xira está entre os territórios de RISCO MUITO ELEVADO. Conheça em detalhe as medidas aprovadas pelo Governo.

Reforça-se a recomendação a toda a população para que tome todas as medidas de precaução recomendadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde.

No cumprimento do Plano de Contingência da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, encontram-se garantida a funcionalidade e a operacionalidade de serviços essenciais para a população, designadamente a recolha de resíduos sólidos urbanos, o abastecimento de água e o saneamento.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dispõe de uma linha gratuita de apoio e encaminhamento psicológico: 800 210 117.

Leave a Reply