Biblioteca Municipal de Azambuja acolheu lançamento da 5.ª edição do projeto “Juntos de Férias” do Plano Nacional de Leitura

Em Educação

A Biblioteca Municipal de Azambuja foi palco do lançamento nacional da 5ª edição do projeto “Juntos de Férias”, relativo às férias de Natal 2020. A iniciativa é promovida pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo Plano Nacional de Leitura, e decorreu no dia 27 de novembro, em vídeo conferência transmitida em direto nas páginas de Facebook do Município de Azambuja e da Rede de Bibliotecas.

Esta sessão de lançamento contou com a participação do Vereador do pelouro da Cultura – António José Matos; da representante do Plano Nacional de Leitura – Elsa Conde; do representante da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – Bruno Eiras; e da representante do projeto “Desafios Ler+” – Anabela Caldeira.

“Juntos de Férias” é um projeto de parceria entre o PNL-Plano Nacional de Leitura e a DGLAB-Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, através da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, que tem por objetivo incentivar nos jovens dos 10 aos 15 anos o gosto pelo livro e pela leitura.

A iniciativa desenvolve-se a partir de uma “app”, aplicação para telemóvel “Desafios LeR+”, que é gratuita e disponibiliza jogos sobre um conjunto de livros recomendados pelo PNL2027 para os jovens. Lendo os livros e obtendo a melhor pontuação possível nos jogos, os jovens podem habilitar-se a um prémio. As obras escolhidas para este Natal são “O rapaz que nadava com as piranhas”, “Vamos comprar um poeta”, “Veloz como o vento”, “Crime no Expresso do Ocidente”, “História ilustrada do Rock” e “1º Direito”.

As Bibliotecas Municipais aderentes ao projeto dispõem de um expositor próprio com os livros, que também estão disponíveis na aplicação e que se renovarão em cada período de férias: Verão, Natal e Páscoa. Refira-se que esta app oferece, ainda, a possibilidade de pesquisar qualquer livro do Catálogo PNL2027.

Leave a Reply