DGAV notifica proprietário de pecuária pela deposição de carcaças animais em caminhos públicos de Santarém

Em Sociedade

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) notificou o detentor da exploração pecuária que depositou carcaças de bovinos em caminhos públicos da freguesia de São Vicente do Paúl, concelho de Santarém.

Segundo as deputadas do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso e Maria Manuel Rola, os animais mortos permaneceram vários dias junto à via pública, provocando maus cheiros e atraindo pragas. Os cadáveres foram, entretanto, removidos do local. Um problema que motivou queixas de moradores e levou as deputadas do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso e Maria Manuel Rola a questionarem a ministra da Agricultura sobre a situação.

Segundo as deputadas do BE, apesar de não ter prestado qualquer esclarecimento acerca da existência de um surto de tuberculose na exploração pecuária, o Ministério da Agricultura informou que o detentor da bovinicultura foi notificado pela DGAV para efetuar melhorias na sua exploração, particularmente no local onde são mantidos os cadáveres.

Uma vez que a situação acarreta riscos para a saúde pública e para a fauna local, o Bloco de Esquerda vai continuar atento a este assunto e denunciar publicamente novas infrações que possam ocorrer.

Leave a Reply