Soldados portugueses na Primeira Guerra Mundial: a vida em combate

Em Ribatejo Cool

“Na Sombra do Expedicionário – a vida em combate de soldados portugueses na Primeira Guerra Mundial”, obra da autoria do historiador militar Fernando Rita, já está de novo disponível nas livrarias em 2ª edição da Fronteira do Caos editores.

O livro traz-nos relatos e vivências selecionados e descritos das Forças Armadas Portuguesas em três frentes, e mostram-nos de uma forma realista, envolvente e emotiva, as várias situações vividas pelos militares portugueses no campo de batalha, no início do século XX. Trata-se de um livro sobre os soldados portugueses envolvidos na I Guerra Mundial no coração da Europa, o ambiente político, estratégico e tático e as circunstâncias da própria guerra.

Do prefácio, assinado pelo General Joaquim Chito Rodrigues, respigamos: “esta obra deixa claramente evidenciar o desumano e o absurdo da guerra, independentemente do onde, como, com que meios e a razão que a desencadeia. É mais uma obra que apresentando factos, evidenciando o valor e a coragem dos protagonistas, nos conduz à evidência de que só a Paz vale a pena. Um livro para ler e meditar”.        

Sobre o autor, importa referir que Fernando Rita é natural de Santarém (Vale de Figueira), é oficial militar, historiador e investigador, doutorado em História Moderna e Contemporânea, pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Cumpriu duas Comissões de Serviço Especiais na bósnia-Herzegovina em 1998 e em Moçambique em 2014. É autor dos livros: “A Guerra Peninsular em Santarém. Impactos da Terceira Invasão Francesa na região em 1810 e 1811”; e “Com a vida tão Perdida: Diário de um Prisioneiro de Guerra na Primeira Guerra Mundial”.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: