Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoCartaxo comemora online 205 anos de elevação a concelho

Cartaxo comemora online 205 anos de elevação a concelho

Em 10 de dezembro de 1815, por Alvará de D. João VI, o Cartaxo foi elevado a Vila e passou a ter independência administrativa em relação a Santarém. A data, que este ano voltaria a ser comemorada com uma cerimónia a decorrer no Centro Cultural do Cartaxo, vai ser assinalada, mas de modo muito diferente do inicialmente programado.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo explicou que a cerimónia vai decorrer “no cumprimento rigoroso das medidas de prevenção de contágio”.

O autarca destacou a importância de “num momento especialmente difícil para a nossa comunidade”, a data ser celebrada com cautela e com segurança, “mas com o orgulho e a importância que lhe são merecidos. Este é um dia que nos lembra a força das gentes do Cartaxo, na conquista da independência administrativa.  É com essa força que sairemos deste tempo de emergência, não vejo melhor momento para celebrar a nossa história, em especial uma data em que a luta, a resistência e a esperança, provaram ser capazes de construir um futuro melhor”.

A cerimónia vai decorrer no Centro Cultural do Cartaxo, às 19h00 de dia 10 de dezembro, quinta-feira, com um número muito reduzido de convidados. De acordo com as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde e definidas no Plano de Contingência do Centro Cultural, a sala que tem lotação para 330 lugares, poderia acolher 146 pessoas, mas apenas estarão na sala 70 pessoas, o que aumentará a distanciamento recomendado, para o dobro.

O presidente da Câmara Municipal explicou que “esta cerimónia foi organizada com a supervisão do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil e dos nossos Bombeiros Municipais, assim como, com a colaboração do senhor presidente da Assembleia Municipal que acompanhou a decisão de a realizar com todas as exigências de segurança”.

O autarca explicou, ainda, que “as possibilidades que as novas tecnologias nos permitem, vão possibilitar à população seguir a cerimónia a partir das suas casas. Vamos iniciar às 19h00 para garantir que quem estiver presencialmente na sala pode regressar a casa antes da hora do recolher obrigatório”.

Os Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal que, em 1994, o executivo municipal deliberou atribuir a personalidades e instituições que prestem, ou tenham prestado, serviços relevantes ao Município e que habitualmente são entregues no dia 10 de dezembro, vão ser entregues no decorrer da cerimónia.

Na sala estarão apenas dois convidados por cada instituição ou pessoa que será agraciada com a Medalha de Mérito Municipal, o presidente da Assembleia Municipal e um representante de cada força política com representação neste órgão autárquico, o executivo municipal – presidente da Câmara e vereadores –, presidentes de Junta de Freguesia e o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, que neste dia estará no concelho para reuniões de trabalho com empresas e com associações de empresários e comerciantes.

A emissão em direto poderá ser seguida a partir das 19h00 na página de Facebook e no canal de Youtube da Câmara Municipal do Cartaxo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar