Bandas do concelho de Azambuja dão concertos de Natal online

Em Ribatejo Cool

O Município de Azambuja vai promover a iniciativa Concertos de Natal Online, em parceria com as cinco bandas filarmónicas em atividade no concelho.

A ideia é manter vivo o espírito desta quadra tão simbólica, que tem na música um dos ingredientes principais em toda a sua celebração. Por outro lado, a autarquia e as associações envolvidas, não estão indiferentes à situação da pandemia e, nesse contexto, procurando contribuir para travar a propagação da Covid-19 foi decidido adaptar esta atividade cultural à realidade em que vivemos.

Assim, o Concelho de Azambuja irá manter a tradição em combinação com o recurso às novas tecnologias. Haverá os tradicionais concertos e Natal, mas eles irão acontecer sem a presença física do público, sendo transmitidos na rede social Facebook, nomeadamente na página do município. O calendário de concertos preenche-se nos dias 12, 19, 20, 24 e 25 de dezembro.

O primeiro concerto poderá ser apreciado no dia 12, sábado, a partir das 21h30, interpretado pela Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre que terá como cenário a Igreja Matriz de Alcoentre. Segue-se, no dia 19, sábado, pelas 10h00 da manhã, a transmissão do concerto da Banda do Centro Cultural Azambujense, a partir da sua própria sede. No dia 20, domingo, às 16h00, transmissão a partir da Igreja Matriz de Manique do Intendente da atuação da Orquestra Lusitanus. Na noite de Natal, 24 de dezembro, a partir das 22h00, oportunidade para assistir ao concerto da Banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima gravado na Igreja Matriz da sua vila. Por fim, no dia 25, a partir das 16h00, o último concerto de Natal online será protagonizado pela Banda da A.D.R. “O Paraíso”, previamente gravado na Igreja Matriz de Aveiras de Baixo.

Sublinha-se, de novo, que devido à situação pandémica que continua a condicionar toda a vida social, estes Concertos de Natal Online não serão abertos ao público, sendo sim transmitidos na página de Facebook do Município de Azambuja. Esta é mais uma iniciativa da autarquia, em articulação e consenso com as associações participantes, e na sequência dos Dias da Música realizados no passado mês de outubro, com o objetivo de recuperar a dinâmica perdida ao longo deste ano tão atípico. Músicos, maestros e dirigentes voltam, assim, a ter oportunidade de mostrar, utilizando a internet, os seus talentos e a dedicação à arte da música no Concelho de Azambuja.

Leave a Reply