Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeCovid-19 - Município da Chamusca renova apoio às IPSS no combate à...

Covid-19 – Município da Chamusca renova apoio às IPSS no combate à pandemia

O Município da Chamusca reforçou e renovou os protocolos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o apoio financeiro à implementação de medidas de combate e mitigação da pandemia Covid-19.

As adendas aos protocolos foram assinadas esta semana e representam um apoio no valor total de €27.600, a acrescentar ao que já tinha sido atribuído às IPSS em abril deste ano (€27.500). 

Através deste protocolo, o Município apoia as IPSS do concelho na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de produtos/material de limpeza e desinfeção que as instituições tenham necessidade de adquirir.

Na apresentação da proposta de renovação do apoio, o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, frisou que este apoio é determinante nesta altura em que as instituições estão a enfrentar um acréscimo de custos por causa do aumento do número de casos positivos. Além disso, conforme lembrou o autarca, as IPSS “obtinham algumas receitas através da realização e da participação em eventos algo que, neste ano atípico, não têm conseguido”.

“Houve uma redução significativa nas suas receitas próprias com estas atividades. Neste momento, há ainda uma grande preocupação com o acréscimo de despesas decorrentes da aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, acrescentou Paulo Queimado, informando que há duas IPSS com casos positivos, Chouto e Parreira, que passam por “dificuldades na sua atividade operacional” pela falta de recursos humanos. “Daí a importância da interajuda entre as instituições”, sublinhou o presidente da Câmara da Chamusca.

Esta é mais uma medida de apoio excecional do Município à comunidade do concelho, num tempo em que se torna imperioso e primordial o contributo das IPSS, enquanto prestadores de cuidados à população mais idosa, uma das mais vulneráveis a esta pandemia.

As IPSS abrangidas pelo protocolo são: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME – Centro de Apoio Social de Ulme, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira.

No total, o Município já disponibilizou às IPSS mais de 55 mil euros em apoios financeiros diretos para medidas concretas de combate à pandemia. Além disso, é de salientar o trabalho em rede de todos os parceiros de Ação Social do concelho na procura de soluções articuladas, para responder às necessidades de cada instituição e da comunidade como um todo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar