Gastronomia – Taberna Ó Balcão e Casa Chef Victor Felisberto voltam a entrar no Guia Michelin

Em Ribatejo Cool

A nova seleção de 2021 do Guia Michelin Espanha & Portugal volta a distinguir com o selo Bib Gourmand dois restaurantes do distrito de Santarém – a Taberna ÕBalcão, do chefe Rodrigo Castelo, em Santarém, e a Casa Chef Victor Felisberto, em Abrantes.

O Bib Gourmand do Guia Michelin não é uma estrela Michelin, mas quase. Esta distinção é atribuída pelo famoso guia aos restaurantes com “boa relação/qualidade preço”. 

Da Taberna Ó Balcão, o Guia Michelin dá-nos a seguinte opinião: “Um estabelecimento pequeno e informal, tipo taberna, que, porém, resulta acolhedor, pois soube recriar um espaço no qual a quotidianeidade (peças de cerâmica, pratos decorativos, uma grande lousa… ) e a modernidade se equilibram harmoniosamente. A proposta do chef Rodrigo Castelo, autodidata, sincero e obcecado por conhecer o produto desde a origem para assim melhor o entender, centra-se numa ampla carta de base regional com pratos elaborados que anseiam sempre divertir o comensal, provocando-lhe sensações e dando-lhe a conhecer sabores. Detalhes de autor com carácter local”.

Quanto à Casa do Chef Victor Felisberto, o Guia Michelin vaticina: “Victor Felisberto, um chef português com um grande percurso após se ter formado em Paris e adquirido experiência tanto em restaurantes franceses como em Londres, Barcelona e Andorra. A sua especialidade são as carnes elaboradas em forno de lenha, nomeadamente o porco ibérico e a vitela, com a particularidade de que as trabalha a fogo muito lento para obter texturas melosas e sabores mais intensos. Recupera pratos do receituário tradicional, oferece sobremesas caseiras de bom nível e… até o pão que se come neste lugar segue a sua própria receita”.

No total são 38 os restaurantes portugueses incluídos na categoria Bib Gourmand do guia Michelin.

Restaurantes com estrelas Michelin

Na seleção 2021, dois novos restaurantes foram galardonados com 1 Estrela MICHELIN, cinco novos juntaram-se à família dos Bib Gourmand e nove a “El plato MICHELIN”.

Na Gala celebrada na noite de 14 de dezembro em Madrid, dois restaurantes lisboetas obtiveram a sua primeira Estrela MICHELIN: 100 Maneiras e Eneko Lisboa. No 100 Maneiras, os inspetores valoraram a cozinha atual do chef bósnio Ljubomir Stanisic, com sabores e produtos da sua terra, mas que incorpora com acerto influências portuguesas e de outros lugares. Também foi merecedora deste prestigiado galardão a cozinha de Eneko Lisboa, de Eneko Atxa e a esmerada elaboração do chef Lucas Bernardes.

Cinco novos restaurantes foram incorporados na família Bib Gourmand, a melhor relação qualidade/preço do guia:

Avista – Funchal
CHECK-in Faro – Faro
O Frade – Lisboa
O Javali – Bragança
Semea by Euskalduna – Porto

Também foram distinguidos com o “El plato MICHELIN” nove novos establecimentos:

Grenache – Lisboa
Al Quimia – Albufeira
JNĉQUOI – Lisboa
Prado – Lisboa
Fogo – Lisboa
A Carvalheira – Ponte de Lima
Louro – Torre
Salão Nobre – Vidago
Cais da Villa – Vila Real

Para finalizar, apresentamos a lista completa dos restaurantes que ostentam Estrelas MICHELIN que alcança o número total de 28 estabelecimentos na seleção 2021:

Restaurantes 2 Estrelas MICHELIN:

Alma – Lisboa
Belcanto – Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova – Leça da Palmeira
Il Gallo d’Oro – Funchal
Vila Joya – Albufeira
Ocean – Armação de Pêra
The Yeatman – Vila Nova de Gaia

Restaurantes 1 Estrela MICHELIN:

A Cozinha – Guimarães
Antiqvvm – Porto
Bon Bon – Lagoa
100 Maneiras – Lisboa N
Eleven – Lisboa
Eneko Lisboa – Lisboa N
EPUR – Lisboa
Feitoria – Lisboa
Fifty Seconds – Lisboa
Fortaleza do Guincho – Praia do Guincho
G Pousada – Bragança
Gusto – Almancil
Lab by Sergi Arola – Sintra
Largo do Paço – Amarante
Loco – Lisboa
Mesa de Lemos – Passos de Silgueiros
Midori – Sintra
Pedro Lemos – Foz do Douro
Vista – Portimão
Vistas Rui Silvestre – Vila Nova de Cacela
William – Funchal

Leave a Reply