Companhia Vortice Dance estreia espetáculo “Deus menino” na noite de Natal

Em Ribatejo Cool

Seis igrejas nacionais e a aldeia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, serviram de pano de fundo para “Deus menino”, espetáculo de dança, ‘videomapping’ e música que a Vortice Dance estreia, ‘online’, a 24 de dezembro.

A nova produção procura recriar “o ambiente de Natal num contexto de pandemia”, avança a Vortice em comunicado.

A companhia que tem sede em Fátima, no distrito de Santarém, inspirou-se no nascimento de Jesus e “na essência mais íntima da mensagem de Natal: o Amor”, sentimento que “não pode ser esquecido neste [Natal], mesmo que vivido em plena pandemia”.  

Neste projeto artístico participam os bailarinos da companhia, David Silva, Bruno Paredes, Maria Barreto, Cláudia Martins e Rafael Carriço, e vários convidados com ligações aos concelhos onde estão os espaços usados nas gravações: o guitarrista Custódio Castelo, o saxofonista Henk Van Twitter, o violinista Pedro Carneiro e os organistas David Passetti Correia e Miguel Galaghar.

“Deus menino” conta também com a participação do quarteto “As adufeiras de Monsanto”, do grupo de música de câmara Tremissis, do Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém e do Coro da Paróquia de São Pedro de Lourosa.

A produção decorreu na Catedral de Santarém, Sé de Castelo Branco, Museu de Aveiro – Santa Joana, Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, em Oliveira do Hospital, Igreja Matriz de Valongo, Igreja Matriz de Idanha-a-Nova e nas paisagens da aldeia de Monsanto.

Segundo a Vortice, as cenas foram gravadas ao longo dos últimos três meses, tanto no interior como no exterior dos edifícios, captando “a exuberância da arquitetura, animada com a cor e a luz da videografia, através da técnica de ‘videomapping’”, num diálogo com a coreografia e a ação dos intérpretes. 

“Dança-se à luz de um presente incerto, a ideia de recomeço e de esperança no futuro”, resume o coreógrafo Rafael Carriço, da Vortice, no comunicado divulgado. 

A versão filmada da peça será transmitida pela internet no Facebook da companhia Vortice, no dia 24 de dezembro, às 22:30

Leave a Reply