Teleconsultas no Hospital de Santarém

Em Saúde

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) disponibiliza aos seus utentes teleconsultas de Medicina Física e de Reabilitação, de Ginecologia e Obstetrícia , de Pneumologia e de Medicina, prevendo-se que este serviço possa ser alargado em breve a outras especialidades.

Drª. Sara Rader

Para Sara Räder, diretora do Serviço de Medicina Física, as teleconsultas e a telereabilitação podem ser “uma solução mais fácil e segura” para os doentes, nomeadamente aqueles com fatores de risco que desejam permanecer em isolamento.

Drª. Madalena Nogueira

Madalena Nogueira, diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, destaca que uma das principais vantagens das teleconsultas é o facto de os utentes não precisarem de se deslocar, o que, no seu entender, é “muito positivo”, sobretudo em tempo de pandemia. E defende que mesmo que não existisse Covid 19, continuava a ser vantajoso, “pela poupança de tempo e de dinheiro”.

A médica está, no entanto, consciente de que nem todos os utentes se adaptam à teleconsulta, pois nem todos manipulam e têm ao seu dispor as novas tecnologias de informação e comunicação, o que implica que seja feita uma seleção criteriosa de quem pode usufruir deste serviço.

A plataforma de telesaúde utilizada é a RSE Live e é disponibilizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), sendo utilizada apenas mediante autorização do médico e doente, se esse dispuser de computador com câmara e som, e estiver registado na Área do Cidadão do Portal SNS, necessitando de autenticação com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão.

O médico consegue aceder ao seu processo clínico, analisar resultados e, se necessário, emitir prescrições e solicitar exames laboratoriais e radiológicos.

Leave a Reply