Antiga escola de Ortiga é museu do Tejo e das artes da pesca

Em Ribatejo Cool

O Núcleo Museológico de Ortiga foi inaugurado no final da tarde de sexta-feira, 18 de dezembro.

O Núcleo Museológico de Ortiga representa um investimento de cerca de 230 mil euros. A antiga Escola Primária de Ortiga foi convertida num Núcleo Museológico dedicado às artes da Pesca, mas também da agricultura, às tradições e até a função daquele espaço na formação dos ortiguenses é lembrado.

A fachada da antiga escola foi mantida inalterada tendo o Núcleo entrada privilegiada no largo da Junta onde, logo à entrada, atrás de uma vidraça, se pode contemplar um Picareto, objeto principal deste espaço, associado ainda à memória do último Calafate de Ortiga, Manuel Fontes.

A pesca é tema principal estando intimamente ligada à história de Ortiga, pelas muitas famílias que toda a vida se dedicaram à pesca no rio Tejo.

O edifício tem uma zona de receção e duas salas: uma com uma exposição permanente sobre as artes da pesca e a tradição e cultura locais, e outra que será mais dinâmica, sobre outras atividades ligadas à temática do Núcleo.

Nos vários espaços há ainda vários painéis sobre a história e as pessoas de Ortiga, bem como vários quadros multimédia com vídeos e filmes.

A inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Mação Vasco Estrela e do presidente da Junta de Freguesia de Ortiga Rui Dias.

Vasco Estrela disse que este é “um dia muito importante para Ortiga, para as suas gentes, para a sua memória coletiva, bem como para todo o Concelho de Mação”. Referiu ser um desejo seu há muito tempo proporcionar aquele espaço à freguesia de Ortiga. Sublinhou que não podemos estar de costas para o Tejo quando tem e teve ao longo da história, uma importância enorme para o Concelho de Mação. Referiu ser um espaço da população de Ortiga, que muito contribuiu para a sua concretização, numa homenagem à sua história e memória.

O Museu pode ser visitado nas segundas, terças e quartas-feiras desta e das próximas semanas: das 14h às 17h30.

Leave a Reply