Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerComeres & beberes - Perdizes à moda de Alferrarede
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Comeres & beberes – Perdizes à moda de Alferrarede

A pandemia obrigou-me a forçado recolhimento, por isso mesmo, cumprindo as regras sanitárias, vou mais frequentemente aos restaurantes não muito longe de onde vivo. É o caso do restaurante Chef Vítor Felisberto sito em Alferrarede velha.

Protegidos pelas máscaras vamos trocando opiniões de cunho culinário, daí ter lembrado a velha receita de perdizes à moda daquela localidade. O Senhor Vítor que orgulhosamente prefere o tratamento de cozinheiro não conhecia aquele preparo das perdizes, as quais na recuada época da elaboração da receita viviam nos campos das imediações alimentando-se com os vegetais que a terra fornecia, no seu vaguear encontravam caçadores e, por isso mesmo, muitas acabavam abatidas, preparadas e cozinhadas de forma a proporcionarem gostosas refeições a quem as usufruía.

Ao Mestre cozinheiro Vítor Felisberto forneci cópia da referida preparação, tendo este prometido arranjar uma perdiz da estirpe campestre, longe das suas emulas alimentadas a ração, a gastarem os dias em espaços fechados assim ao modo de campos de concentração. Aceitei a oferta mal a promessa se concretizasse, o que aconteceu há duas semanas. 

Importa salientar o facto de a receita ser um exemplo da cozinha burguesa sustentada maioritariamente em ingredientes e condimentos provenientes do terrunho regional, por isso mesmo, representativa da cozinha tradicional portuguesa. Façam o favor de registarem: perdizes, Azeite, banha, manteiga, cebolas grandes, dentes de algo, vinho branco de qualidade, salsa, pão frito, água, sal e pimenta. As quantidades são doseadas de acordo com o número de perdizes.

Como podem aquilatar quanto gozoza estava a perdiz, podem imaginar a planturosa quanto foi aquela refeição.

O restaurante acaba de, novamente, ser distinguido com uma menção de casa de comeres a merecer um desvio para ali refeiçoar o viajante, o caminhante, o amigo de degustar boas pitanças.

Armando Fernandes

Aceita cartões de crédito. Estacionamento sem problemas. Não encerra. Telefone 931737898. Rua Cana Verde, 8. Alferrarede

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar