Cuidados a ter nas visitas a doentes nas unidades hospitalares de Tomar, Torres Novas e Abrantes na quadra festiva

Em Sociedade

Nesta quadra festiva, o conselho de administração do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo apela aos cidadãos que se desloquem de Concelhos considerados de risco muito elevado e risco elevado, bem como cidadãos que provenham de países estrangeiros, para que não visitem utentes internados nas três Unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Um apelo que surge considerando “o elevado número de infetados por SARS-CoV-2 e de óbitos diários, sem redução expressiva”.

Em Circular Informativa, o Conselho de Administração “considera absolutamente indispensável e essencial, no particular momento em que nos encontramos, em virtude dos condicionalismos hospitalares e de saúde pública, manter e reforçar a importância das medidas de caráter excecional relativas à realização de visitas a doentes internados na instituição”.

O documento salienta, ainda, que  “estas medidas foram tomadas no melhor interesse e para segurança, não só dos próprios utentes como dos profissionais do CHMT, E.P.E., pelo que se solicita a máxima compreensão e o estrito cumprimento das mesmas durante esta época festiva”.

Recorda-se que as visitas estão restritas a uma visita semanal por doente, ao Domingo, com a duração máxima de 30 minutos. Mantêm-se ativas todas as regras estipuladas aquando do retorno das visitas aos doentes do CHMT. As visitas estão sujeitas a horário fixo, pré-definido consoante o quarto de internamento e o número da respetiva cama, nos seguintes horários:14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.

Só são permitidas visitas de maiores de 18 anos e os visitantes têm que cumprir com todas as normas de segurança e higienização em vigor, nomeadamente cumprindo a higienização das mãos e a utilização de máscara cirúrgica.

Os visitantes devem, a todo o tempo, garantir o distanciamento necessário com os doentes a visitar, de acordo com as instruções transmitidas pela equipa de saúde.

Relativamente aos utentes que se encontram internados em quartos individuais, a visita poderá ser realizada entre as 14h30 e as 18h00, mantendo-se a duração máxima de 30 minutos por visita.

O Conselho de Administração reserva o direito de suspender imediatamente o programa de retoma de visitas aos doentes internados, em caso de incumprimento das normas supra estabelecidas.

Leave a Reply