Governo prejudica Santarém aproveitando Câmara fraca!

Em Opinião

Na última reunião da Câmara Municipal de Santarém, que pode ser vista aqui, o senhor presidente relatou a reunião com o ministro Pedro Nuno Santos a propósito da exigência da mudança da linha do comboio.

A reunião é elucidativa na fragilidade deste Executivo autárquico perante o poder central. Factos:

  1. O governo não quer fazer o desvio da linha!
  2. A reunião deveria ter sido alargada a todos os partidos, conforme proposta minha para dar mais força e unidade ao concelho – e por todos aceite – mas só puderam participar os membros do Executivo: Ricardo Gonçalves, Inês Barroso, Rui Barreiro e Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal. BE, CDU e CDS ficaram na “rua”.

A democracia está em altas?!

  • Na reunião o sr. Presidente da Câmara reportou: “não conseguimos ter reunião mais alargada pela agenda do sr. Ministro”.

Conclusão de “novo fenómeno do Entroncamento”: haver mais 3 computadores a assistir a uma reunião online impede uma agenda!

  • Por ingenuidade, falta de firmeza política, benevolência política ou o que seja, há uma consequência política para a nossa terra: PSD e PS fragilizaram o concelho de Santarém num momento tão delicado! Nesta reunião estavam em causa decisões para dezenas ou centenas de anos e muitas centenas de milhões de euros… Nunca deveriam ter participado excluindo representantes eleitos.

Para quem prometeu e promete desenvolver Santarém…

  • É interessante comparar as intervenções do sr. Presidente da Câmara nesta reunião com as suas entrevista à RTP: “Retirar a linha do Norte é fundamental (…) estamos limitados no crescimento e na nossa viragem para o Tejo (…) nova centralidade na cidade, crescimento náutico, restaurantes, recuperação frente ribeirinha (…) aproveitamento junto ao rio Tejo quer do ponto de vista turístico quer de fruição (…) investimentos que lá poderão ser feitos”.

Pergunto: agora aquietamos por o ministro dizer que ia “diligenciar que iria responder às questões de segurança”, ou porque vai “colocar no radar a relação com o Município de Santarém”?

Cidadãos e cidadãs de Santarém: Poderemos não conseguir, mas só é derrotado quem desiste de lutar!

Vítor Franco

(deputado Municipal pelo BE)

Leave a Reply

Recentes de Opinião

Para sempre

Ano após ano, seja no exercício da lembrança da radiosa efeméride, seja…

Ir para Início
%d bloggers like this: