Câmara aprova nota de pesar pelo falecimento do Maestro Santos Rosa

Em Sociedade

Em nota à comunicação social, o Município de Santarém lamenta profundamente a morte do Ilustre Maestro José Santos Rosa, natural de Pernes.

Filho de Santarém, foi compositor, intérprete e fundador da Orquestra Santos Rosa, um dos seus grandes legados.

Distinguido pela Câmara de Santarém como “Scalabitano Ilustre, dedicou toda a sua vida à música: promoveu o ensino da música com novos métodos de aprendizagem, criou escolas, bandas, orquestras infantis e juvenis no Centro de Iniciação Musical Pernense e foi diretor musical do Casino da Figueira da Foz”.

Com a sua mestria escreveu várias peças musicais, em especial “Oh Meu Rio Douro”, canção da sua autoria, com Vitorino de Sousa, interpretada pela Orquestra Típica Scalabitana.

Esta canção ganhou o Festival Hispano-Português La Canción del Duero, Festival da Canção Ligeira, realizado na Praça de Toiros da localidade burgalesa de Aranda de Duero, em Espanha, em 1960, interpretada pela cantora brasileira Maria Helena.

“Nestas horas e dias tristes, o Executivo Municipal expressa sentidas condolências pelo seu desaparecimento, à sua Família, aos Pernenses, aos amigos e a todos quantos o admiram. Permanecerá para sempre na memória de Santarém”, refere a nota da autarquia.

Leave a Reply