Tomar com aumento significativo de novos casos de covid-19

Em Região

Reuniu, esta segunda-feira, no Posto de Comando no Quartel dos Bombeiros, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar. Presidida por Anabela Freitas, presidente de Câmara, a reunião contou, para além dos habituais parceiros, com o novo Comandante dos Bombeiros, Humberto Morgado.

O balanço efetuado nesta primeira reunião do ano 2021 revela um aumento significativo de casos positivos à Covid -19.

Desde a última reunião decorrida a 21 de dezembro, registam-se mais 171 novos casos de infeção no concelho de Tomar que, de acordo com a Delegada de Saúde, poderão ser, já, reflexos das festividades de Natal e Ano Novo.

Foram detetados casos de infeção no Lar de S. Mateus (Junceira) e também na creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Em ambas as situações a Autoridade de Saúde de Âmbito Local está a fazer o devido acompanhamento.

No que diz respeito ao surto detetado num “lar” em Asseiceira, a situação está controlada não existindo atualmente nenhum caso positivo.

Destaca-se o arranque da vacinação no combate ao novo vírus SARS-COV-2, que no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, se iniciou a 29 de dezembro, com grande adesão por parte dos profissionais de saúde.

No âmbito da vacinação em lares de idosos iniciou-se, hoje, em Mação, o concelho com mais casos de infeção pelo novo corona vírus registados por 100 mil habitantes. Na sub-região do médio Tejo, que compreende 13 concelhos, segue-se Torres Novas.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar faz o acompanhamento ativo das situações epidemiológicas na comunidade em geral bem como em instituições, como é o caso de escolas e lares e coordena a resposta municipal em situações relacionadas com a pandemia, nomeadamente, em caso de necessidade de mobilizar e ativar meios e recursos existentes.

Neste âmbito, entre outros apoios, continuam a decorrer intervenções preventivas no combate à pandemia através de ações de descontaminação de espaços, tanto públicos como privados, operações realizadas por equipas dos Bombeiros Municipais de Tomar, com formação especializada, com recurso a equipamentos apropriados (EPI) e que seguem os protocolos estabelecidos para missões deste carácter.

De acordo com os dados enviados pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, no concelho de Tomar, entre 21 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021, registaram-se 171 novos casos de infeção encontrando-se 152 indivíduos em vigilância ativa.  758 pessoas testaram positivo à Covid-19, tendo recuperado da infeção 592.

Tags:

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: