Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoMunicípio de Almeirim oferece nova viatura ao Centro de Saúde
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Município de Almeirim oferece nova viatura ao Centro de Saúde

Foi hoje entregue ao Centro de Saúde de Almeirim mais uma viatura para uso da UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade. O novo veículo é considerado uma mais-valia nos tempos que vivemos, podendo ser usado na vacinação da população, e ao mesmo tempo é uma forma de reconhecimento pelo trabalho incansável destes profissionais de saúde, como sublinhou o secretário de Estado Duarte Cordeiro que participou nesta sessão com “resultado concreto, mas também muito simbólica”.

Governo agradece colaboração do Município de Almeirim

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado Duarte Cordeiro, coordenador do combate à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, que considera que veículos como este agora oferecido pela Câmara de Almeirim ao Centro de Saúde vão ser muito importantes na fase de vacinação da população em geral.

“Apesar de termos os cuidados primários preparados para a vacinação, vamos ter de ser inventivos e encontrar novas estruturas de apoio à vacinação em larga escala e estes veículos vão ajudar nas deslocações que vão ser necessárias em territórios como estes”, disse Duarte Cordeiro.

O secretário de Estado agradeceu a colaboração do presidente da Câmara de Almeirim, também pelo seu trabalho como presidente do Conselho Consultivo do Hospital de Santarém, que tem desempenhado um papel determinante na forma como temos conseguido responder à pandemia neste território”.

Duarte Cordeiro salienta que esta colaboração acontece “num contexto de transferência de competências entre o Governo e os municípios em muitos domínios, entre os quais a saúde, e que se traduz num processo que conduz a melhores serviços prestados àsmpopulações”.

“A Câmara de Almeirim está a ser percursora do trabalho essencial de proximidade, de articulação e partilha de responsab8ilidades com a área da Saúde, não se limitando a ignorar os problemas porque não são da sua área de responsabilidade. Pelo contrário, se deteta um problema dá um passo em frente, faz o investimento e contribui para uma melhor solução para a população”.

Saúde é prioridade na Câmara de Almeirim

A Câmara de Almeirim investiu cerca de 23 mil euros neste equipament0o de apoio aos profissionais de saúde, referiu o presidente da Câmara de Almeirim, salientando a prioridade que a autarquia tem dado à àrea da Saúde.

“Desde 2015, entre obras no Centro de Saúde para instalar a USF – Unidade de Saúde Familiar, viaturas, obras nas extensões de saúde de Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo, Marianos e Raposa o investimento da Câmara chega quase aos 300 mil euros”, afirma o presidente Pedro Ribeiro.

“Esta parceria entre a administração local e a administração central é fundamental, e tem permitido criarmos condições de acesso à saúde e assim podermos dizer às populações que não estão abandonadas”, afirma Pedro Ribeiro.

O presidente da Câmara de Almeirim refere ainda a aquisição de testes rápidos pela autarquia, para testagem nas IPSS e instituições de primeira linha no concelho, com o apoio da Unidade de Cuidados Continuados da USF de Almeirim.

Pedro Ribeiro agradeceu que estas parcerias só são possíveis com o apoio do ACES Lezíria, representada pelo seu diretor executivo Carlos Ferreira e da ARS Lisboa e Vale do Tejo, representada pelo presidente Luís Pisco.

Na presença do secretário de Estado Duarte Cordeiro, Pedro Ribeiro sublinhou ter dado conta ao Primeiro-ministro do seu agrado pelo papel que aquele governante tem desempenhado como coordenador do combate à pandemia na região do Vale do Tejo.

“É muito importante este trabalho de coordenação, que dantes era desempenhado pelos governos civis, e que permite fazer a ligação entre a administração central e a administração regional e local”, afirmou pedro Ribeiro, considerando que “de futuro, independentemente da pandemia, seria muito importante manter este cargo de coordenação entre o Governo e a administração local e regional”. “

ACES Lezíria vacina profissionais dos centros de saúde

Neste dia iniciou-se também a vacinação dos profissionais de saúde do concelho de Almeirim que estão na chamada de primeira linha. As vacinas foram administradas pelos enfermeiros da UCC que ontem foram eles próprios já vacinados.

Vacinação na USF Almeirim. Foto Rui Louraço

“É um horizonte de esperança que nos dá confiança, com o processo de vacinação a decorrer nestes meses de janeiro e fevereiro, já a entrar pelos cidadãos com mais de 50 anos com doenças que os colocam em situação de prioridade”, afirma Duarte Cordeiro. O secretário de Estado salienta que “embora estejamos mais perto de vencer a pandemia, vivemos um período particularmente difícil, com o aumento do número de casos verificado nestes dias, a coincidir com o período de baixas temperaturas de Inverno e com correspondente pico da época gripal verificada em anos anteriores”.

Duarte Cordeiro considera, pois, um “desafio enorme cumprir o plano de vacinação e manter o combate à pandemia na saúde pública e no trabalho dos hospitais para as situações mais graves. Temos todos de fazer um trabalho de sensibilização para se protejam e protejam os outros, neste período crítico que vai exigir muito de todos nós”.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar