Doença coronária – Hospital de Santarém realiza o exame mais sensível na deteção do problema

Em Saúde

Desde junho que o Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza angiografia por tomografia computorizada (AngioTC) cardíaca, um trabalho conjunto entre os serviços de Imagiologia e Cardiologia. Segundo Isabel Sapeira, diretora do Serviço de Imagiologia, o referido exame é o “mais sensível para exclusão de doença coronária”.

“Este é um exame de diagnóstico não invasivo e com relevância crescente dada a marcada evolução tecnológica e científica na área sendo, atualmente, o exame mais sensível para exclusão de doença coronária”, menciona Isabel Sapeira.

Nuno Craveiro, interno da especialidade de Cardiologia do HDS, explica que “esta técnica permite a avaliação célere e eficaz da anatomia cardíaca com especial interesse na avaliação da anatomia coronária e lesões ateroscleróticas associadas”. Adicionalmente, “possibilita a avaliação funcional em casos selecionados e a avaliação do cálcio coronário e valvular”.

A disponibilidade desta técnica permite ao HDS tornar-se independente na realização deste exame complementar de diagnóstico, levando a um aumento na eficiência e avaliação da doença coronária ao facilitar o diagnóstico.

Por outro lado, irá também evitar a realização deste exame em regime extra-hospitalar e extra Serviço Nacional de Saúde com benefício inequívoco para os doentes em termos financeiros, de comodidade e de segurança.

Através do trabalho de equipa, multidisciplinar, entre as especialidades de Imagiologia e Cardiologia, equipa de enfermagem e técnicos de diagnóstico e terapêutica, será possível prestar os melhores e mais recentes avanços em termos de avaliação diagnóstica cardíaca por imagem no HDS”, destaca Nuno Craveiro.

Esta evolução vem na sequência da aquisição para o Serviço de Imagiologia no início de 2018 de mais outro equipamento de tomografia computorizada (TC) que permite a realização de exames mais diferenciados com consequentes melhores resultados clínicos nas áreas de Radiologia, Cardiologia e Neurorradiologia. Investimento este que se insere num plano de modernização em tecnologia clínica que tem vindo a ser desenvolvido no Hospital.

Leave a Reply