Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoLar da Misericórdia de Vila Franca de Xira com 71 utentes e...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Lar da Misericórdia de Vila Franca de Xira com 71 utentes e 37 funcionários infetados

Um surto de covid-19 detetado num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira infetou 71 utentes e 37 funcionários, disse à agência Lusa o provedor da instituição, assegurando que a situação está controlada.

Após a realização de testes foram também detetados dois casos positivos em utentes e um caso positivo num funcionário de outro lar pertencente à Santa Casa Misericórdia de Vila Franca de Xira (SCMVFX), localizado a cerca de 200 metros.

Em declarações à Lusa, o provedor da SCMVFX, Armando Jorge, referiu que o surto foi detetado há uma semana e que em ambos os casos a situação está controlada, encontrando-se a maioria dos doentes assintomático.

“Posso assegurar que a situação está controlada. Os utentes estão isolados em alas e os familiares estão informados. Até ao momento, nenhuma das pessoas infetadas necessitou de ser reencaminhada para o hospital”, descreveu.

O provedor da SCMVFX destacou o facto de alguns dos funcionários que testaram positivo, mas que se encontram assintomáticos, se terem voluntariado para permanecer nas instalações e assegurar algumas necessidades.

Vão ficar a dormir nas instalações e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai-nos facultar colchões para que não se recorra aos colchões dos utentes”, apontou.

O lar da SCMVFX onde a situação é mais complexa alberga um total de 80 utentes enquanto o outro serve 40 pessoas.

Armando Jorge adiantou ainda que o fornecimento de alimentação e lavandaria está a ser prestado por uma entidade externa, uma vez que foram detetados casos positivos entre os cozinheiros da instituição.

Também no concelho de Vila Franca de Xira foi detetado há uma semana um surto da covid-19 no quartel dos bombeiros que serve a vila.

Em declarações à Lusa, o comandante dos bombeiros de Vila Franca de Xira, Elviro Passarinho, referiu que a situação está neste momento controlada e que os operacionais infetados estão a recuperar.

Tivemos de suspender o serviço de transporte não urgente, por falta de meios, mas as pessoas estão a recuperar e a regressar. Esta sexta-feira vai ser novamente tudo testado e vamos ver”, apontou.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar