Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoTodas as escolas do Município participam no projeto - Crianças de Benavente...

Todas as escolas do Município participam no projeto – Crianças de Benavente já são Heróis da Fruta

Num feito inédito, as escolas do 1.° ciclo e pré-escolar do Município de Benavente contam com uma adesão de 100%.  Benavente fica assim na história deste projeto.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é f4-1024x768.jpg
No ano em que Organização das Nações Unidas declarou, como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, as escolas do 1.° ciclo e pré-escolar do Município de Benavente estão a participar em força no projeto Heróis da Fruta.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é fruta2.jpg
Este projeto nacional para a promoção de uma alimentação saudável já vai na décima edição. Num feito inédito, todas as escolas de um Município participam no projeto, com uma adesão de 100%. Benavente fica assim na história deste projeto. O desafio, aceite por todos os alunos, consiste em comer mais fruta, sopa e salada. 
A equipa do projeto Heróis da Fruta reconheceu como um feito inédito, que já se tornou num case-study, todas as escolas de um município aderirem a esta iniciativa, atribuindo o êxito ao enorme empenho e à estratégia que a equipa de Benavente definiu para convidar e entusiasmar as turmas a participar. 
O desafio inicial foi lançado no passado dia 8 de novembro 2020 no Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, e promovia a participação das escolas no projeto Heróis da Fruta
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é f1-768x1024.jpg
Rute Espanhol, nutricionista do Município de Benavente, partilhou a experiência: “No dia 8 de novembro, Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, desafiámos as nossas escolas a participarem no projeto Heróis da Fruta. Visitámos várias escolas e tivemos o privilégio de passar bons momentos a falar com as crianças sobre alimentação saudável. Foi muito gratificante encontrar alunos e professores entusiasmados com o projeto. Todos aceitaram o desafio de comer mais fruta, sopa e salada e de fazerem lanches saudáveis.” 
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é fruta5.jpg
A Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. O objetivo é sensibilizar para o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. As frutas e hortícolas são excelentes fontes de fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400 gramas destes alimentos de forma a prevenir doenças crónicas, tais como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Uma forma simples de cumprir esta recomendação é comer sopa ao almoço e jantar e 3 peças de fruta por dia. 
Heróis da Fruta® é uma marca registada pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para dar nome ao seu programa nacional de combate à má nutrição infantil. 
Desde 2011 quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método Heróis da Fruta®. 
Este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification. 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é parabens-escolas-1024x538.jpg
Todos os conteúdos Heróis da Fruta® são desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de especialistas e respeitam todos os referenciais de nutrição infantil e alimentação saudável, educação para a saúde e literacia em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral da Educação (DGE). 
A eficácia e resultados do método Heróis da Fruta® são continuamente avaliados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar