Resitejo aumentou 15% a recolha seletiva em 2020

Em Sociedade

A Resitejo/RSTJ cumpriu os seus objetivos na recolha seletiva, tendo aumentado em 15% a quantidade de resíduos recolhidos seletivamente. A empresa intermunicipal está a realizar investimentos de 6 milhões de euros para aumentar a quantidade de resíduos enviados para reciclagem.

Assim em 2020, foram recolhidas: 3.065 Toneladas de Vidro; 3.694 Toneladas de Papel, e 4.090 Toneladas de Plástico.

As quantidades de resíduos recolhidos seletivamente em 2020 representam um aumento de 15% face a 2019.

RSTJ com investimentos de 6 milhões em 2021

Apesar dos resultados obtidos em 2020 a Resitejo/RSTJ tem em marcha a implementação de vários projetos para que em 2021 os resultados a atingir sejam iguais ou superiores aos obtidos em 2020.

Assim esta empresa intermunicipal tem em implementação dois projetos apoiados pelos fundos comunitários (POSEUR), que representam um investimento no montante superior a 6 milhões de euros.

Deste montante cerca de 5,5 milhões de euros serão investidos na modernização da unidade de tratamento mecânico, adaptando a unidade para a receção dos bioresíduos e a partir daí os transformar em composto de grande qualidade para uso agrícola.

Os restantes 700.000 € destinam-se à implementação da recolha porta a porta de embalagens, nos cinco concelhos que ainda não se encontram servidos por este tipo de recolha (Alcanena, Torres Novas, Tomar, Ferreira do Zêzere e Santarém).

Com a realização destes investimentos, a Resitejo/RSTJ pretende retirar da deposição em aterro de mais de dez mil toneladas de matéria orgânica e aumentar a quantidade de resíduos a enviar para reciclagem em mais 1 200 toneladas de embalagens.

Resitejo recruta colaboradores na área da sensibilização ambiental

Para a obtenção destes resultados, para além dos investimentos atrás descritos, a Resitejo/RSTJ irá aumentar o número de ações de sensibilização a realizar nos dez concelhos que constituem o seu núcleo acionista, estando, para tal, a proceder ao recrutamento de mais 6 colaboradores para a área de sensibilização ambiental, propondo-se assim a realizar um maior contacto pessoal junto dos cerca de 200 000 habitantes que constituem o seu universo.

Leave a Reply