Presidenciais – 80% dos inscritos votaram no domingo

Em Nacional

Cerca de 198 mil eleitores votaram antecipadamente no passado domingo, o que corresponde a mais de 80% do total de inscritos na modalidade de voto antecipado em mobilidade para as Eleições para o Presidente da República.

De acordo com os dados reportados pelas câmaras municipais à Administração Eleitoral, votaram 197.903 eleitores nos 308 concelhos do continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Recorde-se que esta modalidade de voto antecipado se tinha realizado, nos dois últimos atos eleitorais, apenas nas capitais de distrito e nas ilhas das regiões autónomas. Nesta eleição, foi alargada a todos os concelhos.

Nas eleições para a Assembleia da República de 2019, votaram antecipadamente 50.638 pessoas.

Os eleitores que, apesar de se terem inscrito, não tenham votado antecipadamente no passado dia 17 de janeiro, podem votar no dia 24 de janeiro.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para domingo e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral termina na sexta-feira. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans e presidente do RIR – Reagir, Incluir, Reciclar, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Leave a Reply

Recentes de Nacional

Ir para Início
%d bloggers like this: