Presidentes da Câmara do Cartaxo e da União de Freguesias da Ereira e Lapa infetados com covid-19

Em Sociedade

O presidente da Câmara Municipal, os dois elementos dos gabinetes de apoio e a vereadora Ana Bernardino efetuaram teste na passada terça-feira, dia 19 de janeiro, cujo resultado foi ontem, ao final da noite, conhecido. Os resultados foram positivos para o presidente da Câmara Municipal e para António José Sobreira, elemento do gabinete de apoio à vereação. A vereadora Ana Bernardino e a chefe de gabinete de apoio à presidência, Andreia Elvas, testaram negativo.

João Nunes, presidente da União de freguesias de Ereira e Lapa, efetuou teste rápido ontem, dia 20 de janeiro, que teve resultado positivo. O autarca encontra-se em isolamento profilático.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Amorim, por indicação da autoridade de saúde, irá efetuar teste amanhã, sexta-feira, dia 22 de janeiro – a data de teste difere dos restantes elementos do executivo, tendo em conta que o contacto de risco ocorreu em dia diferente.

Na sequência do teste positivo do vereador Pedro Nobre – segunda-feira, dia 18 de janeiro –, as autoridades de proteção civil e de saúde identificaram os contactos de risco do autarca, indicando que, por precaução, nesse mesmo dia, deveriam iniciar isolamento preventivo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, o vice-presidente da Câmara, Fernando Amorim, a vereadora Ana Bernardino, o presidente da junta da União de Freguesias Ereira e Lapa, João Nunes, dois elementos da área jurídico da Câmara e dois elementos dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação.

Em comunicado, a Câmara Municipal esclarece que durante o fim de semana, o vereador Pedro Nobre, por forte indisposição, entrou voluntariamente em isolamento. O vereador Pedro Nobre efetuou teste rápido na passada segunda-feira, dia 18 de janeiro, que deu positivo entrando imediatamente em isolamento profilático determinado pela autoridade de saúde. A situação de saúde do vereador Pedro Nobre está a evoluir favoravelmente. Quer o presidente da Câmara Municipal, quer o elemento do gabinete de apoio que também testou positivo, não apresentam fortes sintomas da doença.

Conhecido o teste e identificados os contactos de risco referidos anteriormente, o presidente da Câmara, o vice-presidente, a vereadora e os elementos dos gabinetes de apoio iniciaram isolamento preventivo no mesmo dia.

Considerando os resultados positivos, o presidente da Câmara Municipal, ouvido o Serviço Municipal de Proteção Civil, decidiu encerrar hoje os serviços municipais do edifício-sede, que reabrirão na próxima segunda-feira, depois de efetuada a necessária descontaminação. Esta reabertura será assegurada pelas equipas que se encontravam, rotativamente, em teletrabalho, em conformidade com o Plano de Contingência Municipal.

O presidente da Câmara solicitou, ainda, testagem a todos os trabalhadores que estiveram em trabalho presencial nas últimas duas semanas.

Durante o dia de hoje e amanhã – sexta-feira, dia 22 de janeiro – os serviços vão continuar a funcionar em teletrabalho e a manter o atendimento pelos canais digitais criados desde o início da pandemia.

Leave a Reply