Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoCâmara de Salvaterra de Magos reforça serviços de apoio aos munícipes

Câmara de Salvaterra de Magos reforça serviços de apoio aos munícipes

Para fazer face à situação de vulnerabilidade económica em que muitas famílias estão a viver, resultado da pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos reforçou e criou serviços de apoio aos munícipes com a atribuição de cabazes através do projeto municipal Loja Social e a criação da Rede Municipal de Apoio aos Idosos e doentes crónicos, com o estabelecimento de protocolo, desde março de 2020, com as IPSS’s, Juntas de Freguesia do concelho e Santa Casa da Misericórdia.

Cabazes alimentares, refeições confecionadas, medicamentos, produtos de higiene pessoal

 Neste sentido, tem sido prestado apoio aos agregados familiares cuja situação económica apresenta maior vulnerabilidade, com a atribuição de cabazes alimentares, refeições confecionadas, medicamentos, produtos de higiene pessoal, entre outros apoios.
 A Câmara Municipal alargou este apoio aos agregados familiares doentes com COVID-19, que se encontram em situação de isolamento por força da doença, sem apoio familiar.


 No ano de 2020 foram apoiados cerca de 190 agregados familiares.

Linha de apoio psicológico

 Ao mesmo tempo, está em funcionamento a Linha Municipal de Apoio Psicológico, a qual tem estado disponível para proporcionar aconselhamento psicológico e parental nesta fase de emergência, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h, através dos telefones 961 918 260 e 966 414 459.

Lista de estabelecimentos com serviço de entrega no concelho

 Por forma a apoiar a população a planear as suas curtas deslocações para aquisição de bens essenciais e evitar o aglomerado de pessoas nesses locais, a Câmara Municipal está a atualizar a listagem de estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais, que se encontram em funcionamento e que prestam serviços de take away e/ ou entrega ao domicílio no concelho de Salvaterra de Magos. A listagem, disponível no site do município, está em permanente atualização, pelo que para registar o seu estabelecimento poderá utilizar o email: dasc@cm-salvaterrademagos.pt  ou o telefone 263 509 535.

Atividades para fazer em casa

Porque o apelo é para que fique em casa de novo, a Câmara Municipal volta a dinamizar o projeto #FiqueEmCasa…de novo, disponibilizando, através do seu site, canal do YouTube e página de Facebook, um conjunto de vídeos sobre diferentes temáticas com o objetivo de proporcionar atividades que possam ser usufruídas comodamente por todos a partir de casa.

Apoio a compra de medicamentos

 Paralelamente, a Câmara Municipal assinou com a Instituição Particular de Solidariedade Social Dignitude, um protocolo, no âmbito do “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, com vista a apoiar a aquisição de medicamentos por parte dos agregados familiares com maior vulnerabilidade financeira e já havia assumido em 2020, também através de protocolo com a mesma Instituição, os custos de vacinação contra a gripe, nas farmácias aderentes, dos maiores de 65 anos residentes no concelho. 

Reforço bolsas de estudo

Também este ano haverá um reforço, em 25 por cento, do número de bolsas de estudo a atribuir aos alunos que pretendam prosseguir os seus estudos no Ensino Superior, foi ainda criada a possibilidade de apoio a despesas de habitação das famílias que caíram em situação de desemprego e/ou que vivenciem momentos de maior dificuldade financeira e que não disponham de meios para as ultrapassar no curto prazo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar