Morreram 6 idosos do lar ilegal de Samora Correia

Em Sociedade

Morreram seis idosos que ficaram infetados com Covid-19 no Lar Cantinho dos Seniores, em Samora Correia, e que foram transferidos para a estrutura de apoio de retaguarda do distrito de Santarém, situada em Fátima. Há ainda mais três idosos deste lar que permanecem internados em estado grave.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda do distrito de Santarém funciona no Centro Francisco e Jacinta Marto em Fátima,


Os utentes tinham entre 64 e 94 anos e faziam parte de um grupo de 43 que foram transferidos do lar no dia 14 de janeiro, e alojados na Estrutura de Apoio de Retaguarda do distrito de Santarém, em Fátima, a 110 km do lar.
Após o surto no lar, uma idosa morreu na EAR, três no Hospital de Leiria, um no hospital de Vila Franca de Xira e outro numa unidade de acolhimento em Lisboa.
A Segurança Social encerrou o lar, considerando não ser legalizável. No entanto, os proprietários e alguns familiares dos utentes apelam ao regresso dos utentes ao lar, se for essa a sua vontade, após testarem negativo e desde que estabilizados, e reafirmam que o lar trata os idosos com dignidade.
O Cantinho dos Seniores tem alvará para acolhimento de idosos numa antiga vivenda e está em processo de licenciamento com parte dos projetos aprovados desde dezembro de 2019 para o espaço adjacente onde estavam cerca de 30 utentes com espaços reduzidos, mas com higiene, alimentação e cuidados de saúde condignos, referem os proprietários. 
Neste lar não havia visitas desde março de 2020. Segundo informação de familiares, alegadamente o vírus terá entrada por via de um utente que teve alta hospitalar e regressou no lar, sem que tenha sido acautelada a quarentena.

Segundo um familiar, a maioria das famílias ainda não tem solução para realojar os idosos e aguarda reunião pedida à Segurança Social e Câmara Municipal de Benavente. 

Leave a Reply