Surto em lar de Alcanena com 81 casos confirmados e 2 mortes

Em Sociedade

O Centro de Bem Estar Social de Alcanena regista 81 casos confirmados, após ter realizado novos testes no dia 21 de janeiro, a utentes e funcionários da Residência para Idosos. “Após recebermos hoje os resultados, informamos que, neste momento, temos 70 utentes infetados, 1 utente inconclusivo e 4 utentes negativos, além de mais 11 funcionárias infetadas. Dois dos nossos utentes estão, atualmente, hospitalizados”, afirma a direção do CBES de Alcanena, confirmando ainda o falecimento de dois utentes.

“Temos há uns dias o grande apoio de uma equipa de descontaminação e apoio logístico em gestão de surtos, a Emergency ASSBS-International, e contamos com o permanente apoio da Autoridade de Saúde, da Proteção Civil, da Segurança Social e da Câmara Municipal de Alcanena”, adianta o comunicado .

“O dia-a-dia na nossa Instituição foi completamente invadido por este surto, introduzindo-se uma organização que implica ainda mais trabalho e maior complexidade. O trabalho aumentou muitíssimo e, piorando a situação, vamos tendo sempre funcionárias a fazer quarentena ou isolamento”, refere a direção do CBES, agradecendo “todo o esforço e espírito de sacrifício das nossas funcionárias. São seres humanos com receios, com preocupações, com família e que, mais do que nunca, têm de trabalhar em condições muito difíceis, e gerir uma diversidade de fatores psicológicos, emocionais e físicos num cenário, no mínimo, perturbador – autênticos soldados, na linda de frente, numa batalha que tem tanto de desconhecida, como de assustadora”.

Entretanto, o CBES avança que “foi hoje administrada a primeira dose da vacina, quer a funcionários, quer a utentes, o que nos faz sentir alguma confiança”.

Leave a Reply

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: