Vídeo – Médio Tejo quer atrair investidores chineses e estreitar relações com Changchun

Em Empresas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China assinaram esta segunda-feira, um protocolo de cooperação que visa atrair investimentos chineses para a região e promover a internacionalização das empresas da região do Médio Tejo na China.

O protocolo foi assinado na sede da CIM MT em Tomar pela presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas e o presidente de Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal China, Y Ping Chow. A assistir à celebração deste protocolo esteve também o presidente executivo da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, António Campos.

A presidente Anabela Freitas afirmou aos jornalistas que a primeira ação ao abrigo deste protocolo é uma carta de cooperação com a cidade de Changchun, capital de uma região no nordeste da China com mais de 7 milhões de habitantes. Através deste acordo com Changchun, irá ser feita a identificação de potenciais investidores chineses e áreas de de negócio que tenham interesse em investir e fazer negócios na região do Médio Tejo. Ao mesmo tempo, segundo a presidente da Câmara de Tomar, está a ser feita a identificação de espaços nos 13 municípios da região que possam acolher investidores chineses.

O presidente de Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal China, Y Ping Chow disse que ao abrigo deste protocolo vai ser criado um grupo de trabalho para definir as ações a realizar, por forma a estreitar as relações entre as regiões de Changchun e do Médio Tejo, envolvendo o autarcas e os empresários de ambas as regiões. Y Ping Chow, que é também o presidente da liga dos Chineses em Portugal, pretende promover visitas à região do médio Tejo dos pequenos e médios empresários chineses, alguns deles já com relações em Portugal, através do Golden Visa.

Por sua vez, a presidente da CIM MT Anabela Freitas salienta que este trabalho só faz sentido se contar com a participação da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém que tem realizado uma forte aposta na internacionalização dos negócios dos empresários da região.

O acordo entre a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal China e a CIM Médio Tejo prevê um conjunto de iniciativas, entre as quais a identificação e seleção, em cada país, de projetos e iniciativas que possam conduzir a ações de cooperação conjunta. Vai promover a difusão e intercâmbio regular de informação sobre as atividades desenvolvidas por ambas instituições, bem como sobre programas e iniciativas que possam contribuir para o reforço da cooperação, através da manutenção atualizada de uma carteira de oportunidades existentes. Pretende apoiar a organização, promoção, divulgação e participação mútua em feiras e mostras, conferências temáticas bilaterais e ações de transferência de tecnologia/bolsas de contacto empresariais em áreas de interesse de acordo com a especialização produtiva da região.
Está igualmente prevista a participação em missões externas conjuntas cujos objetivos se enquadrem no presente protocolo de colaboração;
As duas entidades comprometem-se em colaborar em ações que configurem oportunidades de penetração em mercados externos.
E, por último, o protocolo preconiza o apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores conjuntos de cooperação.
A aprovação deste protocolo de cooperação aconteceu na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no passado dia 17 de dezembro, tendo sido manifestado, pelos autarcas da região, o interesse e mais valias deste acordo de parceria.

Leave a Reply